Radio Calema
InicioAngolaRegiõesBenguela: Novos casos de Sida reduzem nos primeiros nove meses

Benguela: Novos casos de Sida reduzem nos primeiros nove meses

Dois mil cento e sessenta e dois novos casos de infecção pelo vírus do VIH/Sida foram diagnosticados de Janeiro a Setembro deste ano na província de Benguela, menos 60 em relação a igual período de 2016.

A supervisora do programa para o Sida, Perpétua Chaluca, que fazia, quarta-feira, o ponto de situação sobre a doença, esclareceu que o número de novos casos registados em 2017 representa uma incidência de 3, 2 porcento de seroprevalência em relação ao ano anterior.

Essa taxa de incidência, como explicou, indica que em cada mil pessoas que vivem na província de Benguela há pelo menos três novos casos positivos.

Acrescentou que neste período contabilizaram-se um total de 66 mil e 855 pessoas testadas em diferentes unidades sanitárias da província, menos 1.771 face a 2016.

Perpétua Chaluca frisou de igual forma que das 58 mil e 76 gestantes submetidas a consultas pré-natal nos primeiros nove meses de 2017, apenas 30 mil e 931 aderiram aos testes de VIH, o que corresponde a 53 porcento.

Segundo a supervisora, cinco porcento do total das novas infecções por VIH notificadas este ano em toda a província de Benguela, incidiram sobre crianças, tendo defendido maior envolvimento dos diferentes parceiros, como unidades de saúde e comunidade, para o controlo dos casos.

Ressaltou, por outro lado, a grande meta universal de zero novas infecções até 2022 e defendeu que Angola deveria seguir os mesmos passos de Moçambique e África do Sul que preconizam 0 novas infecções em crianças. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.