Radio Calema
InicioCulturaMúsicaArtistas querem festivais de artes na Lunda Sul

Artistas querem festivais de artes na Lunda Sul

Os fazedores da arte na província da Lunda Sul defenderam hoje, quarta-feira, em Saurimo, a necessidade de se realizarem festivais de artes que possam promover, divulgar, preservar e valorizar a cultura Lunda Tchokwe, com particular realce para o estilo de música e a dança Txianda.

Num encontro com o governador da província da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, os artistas defenderam igualmente a institucionalização do Prémio Provincial de Cultura e Artes, para estimular e incentivar a melhoria do traabalho realizado.

Solicitaram ainda a construção de uma Casa da Cultura, espaços para fabrico e venda das obras artesanais, museu e a conclusão da biblioteca provincial, permitindo, deste modo, que os artistas tenham espaços apropriados para actuação e exposição das suas obras.

No tocante a dificuldades dos artistas, apontaram a falta de um estúdio para gravação das suas obras discográficas, locais para formação profissional, fraco apoio dos empresáriosis.

Em resposta, Ernesto Kiteculo disse que o governo vai envidar esforços para resolver, dentro das suas possibilidades, alguns problemas apresentados, apelando os artistas a organizarem-se em associações e serem mais criativos, persistentes, evitando o imediatismo.

Participaram no encontro grupos teatrais, músicos, poetas, escritores, bandas musicais, encenadores, entre outros. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.