Radio Calema
InicioAngolaPolíticaAngola assina declaração de Florianópolis

Angola assina declaração de Florianópolis

O Executivo Angolano assinou a 20 deste mês a Declaração de Florianópolis que determina a criação do Centro Internacional de Investigação do Atlântico (Air Center), bem como a formação de uma comissão instaladora que definirá um plano financeiro e de implementação desta plataforma internacional e intergovernamental.

A assinatura do documento coube a ministra do Ensino Superior, Ciência, tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, no âmbito da 2ª reunião internacional de alto nível “Diálogo sobre Indústria, Ciência e Governação nas Interacções do Atlântico” realizada de 20 a 21 deste mês na cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, na República Federativa do Brasil.

A adesão de Angola ao projecto permitira a criação de capacidades no país sobre as áreas de investigação, a integração de investigadores e instituições em redes internacionais de investigação e gestão de dados sobre o Atlântico, a partilha de dados científicos, o acesso a tecnologias disponíveis para o estudo do clima, terra, espaço e oceanos.

A criação do Air Center visa estabelecer um mecanismo de coordenação do projecto interacções do Atlântico e uma plataforma apostada no desenvolvimento de actividades de investigação nas áreas do clima, terra, espaço e oceanos e que permitirá promover o emprego científico de recursos humanos altamente qualificados.

O encontro promovido pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, e pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil contou ainda com a participação de representantes dos governos de Cabo Verde, Nigéria e Uruguai, de várias organizações de investigação e tecnologia, das universidades do Texas, de Cabo Verde, bem como diversas empresas multinacionais.

Maria do Rosário Sambo chefiou uma delegação que compreendeu representantes do seu sector, do Ministério das Pescas e do Mar, e técnicos do Consulado de Angola no Estado do Rio de Janeiro. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.