Radio Calema
InicioDestaquesAngola presente na 5ª Cimeira da União Africana - UE

Angola presente na 5ª Cimeira da União Africana – UE

Angola é um dos países que estará na 5ª Cimeira da União Africana – União Europeia (UE), a decorrer de 29 a 30 de Novembro, em Abidjan (Côte d’Ivoire), sob o lema “Investir na juventude para um futuro sustentável”.

Para este evento em que líderes africanos e europeus buscam soluções concretas para promover um melhor acesso à educação, estimular o investimento e criar emprego, Angola far-se-á representar ao mais alto nível, com o Presidente da República, João Lourenço.

Este ano é determinante para as relações entre os dois continentes, pois já passaram dez anos desde a adopção da Estratégia Conjunta UE-África.

A Cimeira UA-UE será um momento chave e oportunidade única para reforçar os laços políticos e económicos entre África e Europa.

Na cimeira, os dirigentes africanos e europeus debaterão o futuro das relações EU – África, dando especial atenção à questão do investimento na juventude. Esta é uma das principais prioridades para África e para a UE, já que 60 % da população africana tem menos de 25 anos.

Durante a cimeira, serão também debatidas outras prioridades da parceria África-UE, entre as quais a paz e a segurança; a governação, incluindo a democracia, os direitos humanos, a migração e a mobilidade; o investimento e o comércio; o desenvolvimento de competências; e a criação de emprego.

Em 2014, a quarta cimeira UA-UE reuniu mais de 60 dirigentes da Europa e de África, a fim de debater o futuro das relações UE África e reforçar os laços entre os dois continentes.

Eventos paralelos

Como o tema central da cimeira é a juventude, esta estará implicada no período que precede a reunião dos dirigentes, em Abidjan. A 4.ª Cimeira da Juventude África Europa reuniu em Abidjan, entre 9 e 11 de Outubro, mais de 120 líderes juvenis, aprovaram uma declaração com recomendações para esta cimeira de Novembro.

Com base nessa declaração, 36 jovens de ambos os continentes prosseguirão estes trabalhos através da iniciativa ‘Youth Plug in’ da União Africana e da UE. De 12 de Outubro a 29 de Novembro, estes jovens elaborarão propostas para a cimeira.

Além disso, o 6º Fórum Empresarial Europa – África decorreu nesta segunda-feira, em Abidjan, com o objectivo de estimular investimentos que promovam o desenvolvimento em África. Um dos principais temas debatidos no evento foi a problemática dos jovens empresários.

O Fórum África-UE da Sociedade Civil teve lugar este ano, de 11 a 13 de Julho, em Túnis. Esta foi a terceira edição do fórum, que reuniu organizações da sociedade civil dos dois continentes. Essas organizações adoptaram uma declaração que sublinha a importância da participação da sociedade civil nas relações entre a UE e a África.

África e União Europeia em números

A UE e os seus Estados-Membros são quem mais contribuem para promover o desenvolvimento, a estabilidade e a paz em África.

Vinte e um mil milhões de euros de ajuda ao desenvolvimento foram concedidos à África, em 2016, pela UE e pelos seus Estados-Membros, os maiores doadores de ajuda naquele continente.

Trinta e dois mil milhões de euros foram investidos por empresas da UE em África, em 2015, o que representa cerca de um terço de todo o investimento estrangeiro directo em África.

Pelo menos 3,35 mil milhões de euros estão atribuídos ao Fundo Europeu para o Desenvolvimento Sustentável, o que deverá mobilizar até 44 mil milhões de euros em investimentos.

Sete missões civis e militares estão actualmente destacadas em África. Cerca de 1,4 mil milhões de euros estão atribuídos a programas educativos que sejam implementados em África entre 2014 e 2020. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.