Radio Calema
InicioMinistériosMinistério da CulturaAngola na tomada de posse de Uhuru Kenyatta

Angola na tomada de posse de Uhuru Kenyatta

A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, deslocou-se hoje, segunda-feira, à República do Quénia, para, em representação do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, participar (terça-feira) na cerimónia de tomada de posse do Presidente reeleito daquele país, Uhuru Kenyatta.

Carolina Cerqueira, que chefia uma delegação de altos funcionários do Ministério que dirige, é portadora de uma mensagem do estadista angolano, dirigida ao seu homólogo Uhuru Kenyatta.

Em declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, a governante angolana considerou o acto “um momento histórico para o povo queniano” e para o continente africano, por permitir a continuação de um ciclo de transformações económicas, com vista ao desenvolvimento sustentado, reforço da democracia, da paz e da estabilidade no Quénia e na região.

“Vamos participar na tomada de posse do presidente Uhuru Kenyatta, para o segundo mandato. Consideramos que o momento é histórico não só para o presidente queniano, mas para a África inteira, porque vai permitir criar um clima de estabilidade na região dos Grandes Lagos e em África no geral”, afirmou.

Questionada sobre o estado das relações de cooperação entre os dois países, disse que são excelentes, lembrando que o Quénia esteve à frente das independências dos estados africanos.

“Somos países com uma amizade do tempo das lutas de libertação nacional e pensamos que há uma possibilidade aberta para o fortalecimento dessa relação em vários domínios. Estou a levar uma mensagem do Chefe de Estado para o seu homólogo queniano e pensamos que vão ser, mais uma vez, reafirmados os laços de amizade e cooperação entre os dois países”, salientou.

Uhuru Kenyatta, de 56 anos e no poder desde 2013, venceu com 98% de votos as eleições de Outubro, realizadas com fraca participação (39%) devido a um boicote eleitoral.

A República do Quénia faz fronteira a leste com a Somália, a norte coma Etiópia e o Sudão, a oeste com o Uganda, a sudoeste com a Tanzânia e a sudeste é banhado pelo oceano Índico.

É membro, ao lado de Angola, da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL). (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.