Radio Calema
InicioEconomiaOMA enaltece empenho das mulheres na produção agrícola

OMA enaltece empenho das mulheres na produção agrícola

As mulheres do Quilómetro 20, na comuna do Zenza- do Itombe, município de Cambambe, foram quarta-feira enaltecidas pelo seu engajamento nas actividades agrícolas, visando a promoção do seu auto-sustento, pela secretária provincial do Cuanza Norte da OMA, Santa Simão Pedro.

Santa Pedro disse à Angop, no final de uma visita à associação de camponeses “Kudissanga”, afecta as mulheres da sua organização, que aquelas camponesas estão entre as primeiras a interpretar o fenómeno da diversificação da economia, lançando-se à agricultura.

Face a isso, a responsável da organização feminina defendeu a necessidade de se prestar mais apoio por parte das estruturas superiores a essas camponesas, sobretudo, com imputes agrícolas e meios de mecanização, visando o aumento da produção, quer para o sustento das famílias, quanto para o mercado.

Indicou que, com a consolidação do processo democrático em Angola e com a livre circulação de pessoas e bens, cresce o número de mulheres provenientes das cidades para o meio rural, que devem ser seguidas com todo o tipo de assistência para desenvolverem a sua actividade, incluindo tractores e outras maquinárias para desbravarem a terra.

Salientou que, nesta era de crise económica, a responsabilidade das famílias devem ser partilhadas entre homens e mulheres, daí o interesse de encoraja-las a manter-se firmes nas suas acções.

Acompanhada da secretária municipal de Cambambe da OMA, Deolinda Francisco Viana, e outras responsáveis da sua organização, Santa Simão Pedro percorreu os espaços cultivados pelas associadas da cooperativa Kudissanga, com mais de cinco hectares cultivados, onde predomina mandioca, amendoim e milho.

No final da visita, a responsável ofereceu uma motorizada para facilitar a transportação de produtos. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.