Radio Calema
InicioEconomiaMercado de Capitais com crescimento consistente

Mercado de Capitais com crescimento consistente

O volume de transacções realizadas na Bolsa da Dívida e Valores de Angola (BODIVA) atingiu de Janeiro até Outubro último 320 mil milhões de kwanzas, um indicador positivo, segundo o presidente da Comissão de Mercado de Capitais (CMC), Mário Gavião.

No período homólogo de 2016, o volume de transacções na bolsa angolana atingiu os 200 mil milhões de kwanzas, desempenho que satisfaz os agentes impulsionadores do mercado de capitais no país.

Mário Gavião, que falava na cerimónia de abertura do 2º Fórum de Mercado de Capitais, que junta os principais “players” do mercado angolano, referiu que o número de operadores na bolsa passou de quatro (2016) para nove em 2017.

Outro indicador positivo apontado pelo gestor da CMC é o registo de mais de três mil contas individuais abertas na Central de Valores Mobiliários de Angola (CEVAMA).

Os organismos de investimentos colectivos, disse, registam igualmente um crescimento bastante interessante, tendo como projecções para até o primeiro trimestre de 2018, 180 mil milhões de kwanzas em activos líquidos pelas sociedades de organismos de investimentos colectivos e sociedades de investimentos.

Quanto a infra-estruturas tecnológicas, Mário Gavião assegurou aos actuais operadores e futuros que pretendam entrar no mercado que a BODIVA está “perfeitamente” preparada para receber as negociações e pós negociação de acções e obrigações.

Em relação ao quadro legislativo, disse que as condições estão criadas para o surgimento de novos operadores, quer no mercado de dívida corporativa, quer no mercado de acções.

“Temos as condições criadas para o arranque efectivo do mercado de acções em Angola”, assegurou o responsável durante a sua intervenção que marcou o acto de abertura do fórum que encerra neste mesmo dia.

O quadro legal de suporte do mercado de capitais assenta em dois grandes diplomas legais: a Lei bases das Instituições Financeiras (LBIF) e o Código de Valores Mobiliários, publicado em Agosto de 2015.

Enquanto isso, outros diplomas legais e regulamentares têm sido desenvolvidos para regular determinados instrumentos financeiros e veículos de financiamento específicos.

Este segundo Fórum da CMC 2017 faz parte da estratégia de promoção do mercado de capitais e é pretensão desta instituição fazer com que os operadores do mercado e todas as partes interessadas assumam a organização deste tipo de encontros para a discussão sobre os melhores mecanismos de financiamento da actividade das empresas.

O caminho das privatizações, a abertura do capital, contabilidade e relato financeiro das empresas em Angola no mercado de acções, a dinamização do mercado de acções, são entre outros temas agendados para este encontro.

A vice-presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de Portugal, Filomena Oliveira, é uma das convidadas presente neste fórum. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.