Radio Calema
InicioMundoMéxicoNúmero de assassinatos no México ultrapassa cifra de 2016

Número de assassinatos no México ultrapassa cifra de 2016

O número de assassinatos no México em 2017 já ultrapassou o total do ano anterior, sendo Outubro o mês mais violento em 20 anos, de acordo com os números oficiais divulgados na segunda-feira (20).

De Janeiro a Outubro, 20.878 assassinatos foram registados, em comparação aos 20.547 durante todo o ano de 2016, segundo os dados fornecidos pelo Ministério de Segurança Pública.

A violência explodiu no México desde que o governo declarou guerra aos poderosos cartéis de drogas do país em 2006.

Mais de 2.300 assassinatos deste ano ocorreram em Outubro, de acordo com os números que reflectem os crimes investigados por promotores nos 32 estados do México.

O estado mais mortal foi Guerrero, seguido do altamente populoso Estado do México, e de Baja Califórnia.

O Semáforo Delictivo, um projecto da sociedade civil para promover a paz no México, no mês passado marcou 2017 como o ano mais perigoso da história recente, projectando mais de 24.000 homicídios até o fim do ano.

O projecto anunciou que o alto número reflecte a falta de acção por parte das autoridades junto com um “fracasso” de sua estratégia contra o crime.

Com estes últimos números, a cifra total de assassinatos desde 2007 chega a 196.479, mas as autoridades não esclarecem quantos destes estão relacionados ao crime organizado. (Afp)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.