Radio Calema
InicioAngolaSociedadeNovo BI é lançado hoje

Novo BI é lançado hoje

Dotado de um micro-chip, o novo Bilhete de Identidade (BI), que será lançado hoje, em Luanda, vai reunir, para além dos habituais dados biográficos, as informações de quatro outros documentos, passando, por isso, a valer por cinco. A novidade resulta de um investimento estimado em 234 milhões de dólares.

Com uma validade de 10 anos e mais seguro, o novo BI, denominado integrado, vai funcionar não apenas como documento de identificação civil, mas também fiscal, agregando ainda o número da segurança social, o boletim de nascimento e o cartão de eleitor.

As mudanças, possíveis graças à substituição da banda óptica por um microprocessador, que terá a capacidade de armazenar muitos mais dados, constam de um projecto concebido há cerca de um ano, e com um custo estimado de 234 milhões de dólares.

O “super cartão” é apresentado hoje pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, na loja dos Registos da Samba, em Luanda, informou a directora Nacional do Arquivo de Identificação Civil e Criminal, Felismina da Silva.

Segundo a responsável, citada pela Angop, o novo BI será emitido em Luanda, num único lugar, o que permitirá multiplicar a capacidade de impressão destes documentos dos actuais 7 mil cartões para 100 mil.

A centralização vai contudo aumentar os prazos para entrega – agora na hora – que oscilarão entre os dois e os 15 dias.

Para além da utilidade como documento de identificação, o BI integrado poderá, mais tarde, servir para recolha de dados estatísticos, análise e comparação das informações dos cidadãos, favorecendo a tomada de decisões do Governo no sentido de melhorar a alocação e distribuição de recursos.

O novo sistema será implementado de forma faseada ate ao final de Janeiro de 2018, para garantir a segurança técnica e reduzir constrangimentos que poderão ocorrer na transição, informou Felismina da Silva.

BI actual continua válido

A directora Nacional do Arquivo de Identificação Civil e Criminal, que falava na passada sexta-feira, 17, em conferência de imprensa para apresentação do novo cartão, esclareceu que o actual BI vai manter a sua validade até à data de caducidade.

Para a emissão do novo cartão, o cidadão deve deslocar-se ao posto de identificação para dar entrada do pedido, devendo disponibilizar um contacto telefónico.

Logo que o documento esteja pronto, os serviços notificam o seu titular, através de uma mensagem de texto ou telefonema, para proceder ao levantamento.

O novo BI tem ainda como traço distintivo o facto de apresentar a fotografia do seu titular na frente e no verso, e um código “QR” – de leitura rápida. (Novo Jornal Online)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.