Radio Calema
InicioAngolaPolíticaÍndice de analfabetismo no país cifrado em 25 por cento

Índice de analfabetismo no país cifrado em 25 por cento

O índice de analfabetismo em Angola está cifrado em 25 por cento, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, em Luanda, pelo secretário de Estado do Ensino Pré-Escolar e Geral, Joaquim Cabral.

O país possui uma população estimada em 25 milhões 789 mil e 24 habitantes, segundo dados do censo populacional.

O responsável, que orientava o encontra de concertação com os parceiros, em 1976, aquando do inicio da campanha de alfabetização, a taxa de analfabetismo rondava os 85 por cento, mas fruto do empenho do Governo, com a implementação de políticas de combate ao analfabetismo, se reverteu o quadro.

A actual a taxa de analfabetismo ainda não satisfaz os objectivos do Executivo para mitigar e declarar zonas livres de analfabetismo o território nacional.

Para atingir esse desiderato, o sector pretende contar com o contributo e participação da sociedade civil organizada, igrejas, instituições do Estado.

Por sua vez o director Nacional do Ensino de Adultos do Ministério da Educação (MED), Makulo Valentim Afonso, referiu que devido a crise há dificuldades em ressarcir valores em atraso contraídos com os alfabetizadosres desde o ano de 2015.

Makulo Valentim avançou que foram desencadeadas, junto das instituições competentes, acções para se encontrar soluções destinadas a desbloquear e consequentemente pagar os subsídios dos alfabetizadores.

No estão sob controlo 19.650 alfabetizadores voluntários que recebem um subsídio de 10 mil kwanzas, até porque muitos deles são profissionais em determinados sectores.

O encontro com os parceiros serviu para se recolher contribuições para as estratégias a implementar no próximo ano, com particular realce para o estatuto do alfabetizador voluntário, mecanismos e soluções para dar continuidade ao processo de alfabetização. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.