Radio Calema
InicioAngolaRegiõesZaire: Mbanza Kongo sem sistema de emissão do BI

Zaire: Mbanza Kongo sem sistema de emissão do BI

A cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, está sem sistema de emissão do bilhete de identidade (BI) há um ano, situação que preocupa os munícipes locais que são obrigados a deslocar-se para outras localidades para tratar esse documento.

Abordados nesta quinta-feira pela Angop, alguns citadinos mostraram-se agastados com a situação e pedem as autoridades competentes para a solução do problema.

Paulina Tusamba, munícipe, disse ter encontrado inúmeras dificuldades quando se dirige a uma repartição para tratar assuntos correntes devido à caducidade do seu bilhete de identidade, desde Maio do corrente ano.

Considerou preocupante uma capital da província estar privada do sistema de emissão do bilhete de identidade há mais de um ano, sem uma solução à vista.

Pedro Salazar, aluno finalista do II ciclo do ensino secundário, disse estar preocupado com a inoperância do posto de identificação civil em Mbanza Kongo, numa altura em que se prepara para o seu ingresso no ensino superior.

“Pretendendo renovar o meu BI para no próximo ano concorrer no ensino superior. Infelizmente não sei o que fazer para tratar esse documento”, lamentou.

Por sua vez, Adão Sebastião disse que as autoridades competentes deveriam informar a população sobre o que está por detrás dessa situação.

Disse ser constrangedor, pois com o bilhete de identidade actualizado o cidadão consegue resolver os seus problemas.

Entretanto, fonte ligada a delegação provincial da Justiça e dos Direitos Humanos disse à Angop, que a situação deve-se a mudança das instalações, aliada à falta de equipamentos técnicos.

Aconselhou os utentes a dirigirem-se aos postos de identificação civil implantados nos municípios do Nzeto e Cuimba (230 e 62 quilómetros de Mbanza Kongo) para tratarem os seus respectivos bilhetes, enquanto se aguarda pela retomada do sistema em Mbanza Kongo, sem previsão.

A província do Zaire conta com quatro postos de identificação civil instalados nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba e Nzeto. Em Mbanza Kongo, o sistema de emissão encontra-se interrompido desde Novembro do ano passado.

O município de Mbanza Kongo tem uma população estimada em 180 mil e 329 habitantes distribuídos pelas comunas de Kalambata, Luvo, Nkiende, Madimba, Kaluka e Sede. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.