Radio Calema
InicioAngolaSociedadeLevantada greve dos trabalhadores dos centros de hemodiálise de Benguela

Levantada greve dos trabalhadores dos centros de hemodiálise de Benguela

Os funcionários dos centros de hemodiálise das cidades de Benguela e do Lobito regressam hoje, quinta-feira, ao trabalho após rubricarem um acordo quarta-feira com o Instituto Angolano do Rim (IAR), para colocar fim à greve iniciada segunda-feira.

O acordo foi obtido ao fim de uma reunião de negociação realizada, quarta-feira, no Hospital Regional do Lobito, que juntou trabalhadores, direcção dos centros de hemodiálise, administração do IAR e representantes do Gabinete Provincial da Saúde de Benguela.

Durante a reunião, as partes acordaram o pagamento ainda esta semana de três meses de salário e os restantes serão entregue até final deste ano.

Após três dias de paralisação dos serviços, os centros de hemodiálise das cidades de Benguela e do Lobito voltam a funcionar normalmente a partir desta quinta-feira, para atenderem os 220 doentes portadores de insuficiência renal crónica.

Em conferência de imprensa, o administrador do IAR, Jesus Rasgado, afirmou que os resultados do encontro foram animadores e aguarda agora que o Ministério da Saúde salde a dívida que tem para com os técnicos dos centros de hemodiálise de Benguela e Lobito.

Apesar dos avanços, Jesus Rasgado advertiu que o problema não está totalmente resolvido, uma vez que o dinheiro ainda não foi depositado na conta dos trabalhadores, mas reiterou o compromisso de continuar a trabalhar no sentido de encontrar uma solução que satisfaça as partes.

Guiomar Baptista, trabalhadora do Centro de Hemodiálise do Lobito, disse estar satisfeita com o desfecho da reunião e enalteceu o empenho do director provincial da Saúde de Benguela, António Cabinda, que sempre procurou dialogar com os funcionários, na busca de uma solução pacífica.

“Agora vamos estar firmes e prontos a trabalhar a 100 porcento, cuidando dos pacientes dos centros de hemodiálise”, salientou. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.