Radio Calema
InicioMundo LusófonoCabo VerdeGoverno está a mobilizar mais de 10 milhões de euros para enfrentar...

Governo está a mobilizar mais de 10 milhões de euros para enfrentar os efeitos da seca – ministro

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, disse em Santo Antão, que o Governo está a mobilizar mais de 10 milhões de euros para enfrentar os efeitos da seca.

“Somos um Governo que se preocupa muito com as pessoas e aproveitamos a oportunidade para vermos o impacto do mau ano agrícola na vida das pessoas”, disse Luís Filipe Tavares, adiantando que o Governo tem vindo a sensibilizar os Estados-membros da União Europeia, com vista ao seu engajamento no plano de emergência , avaliado em mais de 10 milhões de euros.

Luís Filipe Tavares explicou que já está a trabalhar com a União Europeia o apoio que deverá ser disponibilizado imediatamente para que o Governo possa “enfrentar com sucesso este problema que é muito grave” e que é, “provavelmente, adveniente das mudanças climáticas que o mundo está a conhecer neste momento”.

O chefe da diplomacia cabo-verdiana afirmou aos jornalistas que “o Governo já está a mobilizar recursos internos para acudir às necessidades mais graves, nomeadamente, dos criadores de gado” e está a trabalhar junto de vários parceiros com vista à mobilização dos montantes em falta.

A embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Sofia Moreira de Sousa, garantiu que Bruxelas vai responder positivamente ao apelo lançado pela diplomacia cabo-verdiana, mas adiantou que não estava em condições de poder avançar os números do apoio europeu para ajudar Cabo Verde a enfrentar os efeitos do mau ano agrícola.

O ministro Luís Filipe Tavares espera poder dispor dos necessários 10 milhões de euros “muito antes” do final do ano, ultrapassados que forem os procedimentos administrativos.

A delegação, chefiada por Luís Filipe Tavares, integra a ministra das infra-estruturas, Eunice Silva, a embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Sofia Moreira de Sousa, as embaixadoras dos Estados-membros da UE residentes na cidade da Praia, incluindo a Encarregada de Negócios do Luxemburgo, além de técnicos do quadro diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A visita termina hoje à tarde, depois de deslocações a várias localidades do interior do concelho do Porto Novo. (Inforpress)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.