Radio Calema
InicioCulturaDestaques CulturaFesta da Ilha acontece no fim-de-semana

Festa da Ilha acontece no fim-de-semana

A trigésima oitava edição da tradicional Festa da Ilha do Cabo, no Distrito da Ingombota, abre neste sábado, com actividades recreativas, desportivas, culturais e religiosas.

O programa a que a Angop teve acesso hoje, quinta-feira, indica que a festa vai iniciar a exibição do grupo carnavalesco União Mundo da Ilha e a deposição de uma coroa de flores nas estátuas dedicadas a peixeira e ao pescador.

Segundo o programa, será realizada uma procissão de velas, um ritual tradicional, bailes dançantes, palestras e actividades desportivas.

A edição deste ano da Festa da Ilha do Cabo culminará com uma missa a ser celebrada na Igreja Católica local.

A Ilha do Cabo, também conhecida por Ilha de Luanda, é um cordão litoral composto por uma estreita língua de terra com sete quilómetros de comprimento que, separando a cidade de Luanda do Oceano Atlântico, cria a Baía de Luanda.

É por excelência o local de divertimento e lazer dos luandenses, podendo encontrar-se na comuna uma grande variedade de equipamentos turísticos, desde os bares aos restaurantes junto ao mar e das discotecas aos hotéis, sem esquecer os mercados de rua, as inevitáveis praias e a marina.

Na localidade está localizada a Igreja da Nossa Senhora do Cabo, a mais antiga de Angola, fundada em 1575 pelos quarenta portugueses que viviam na ilha antes da mudança da cidade de Luanda para o continente, feita por Paulo Dias de Novais.

A Ilha de Luanda que é habitada por cerca de dez mil pessoas, faz parte do Distrito Urbano da Ingombota, província de Luanda. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.