Radio Calema
InicioMundoEuropaBruxelas acolhe conferência de alto nível sobre parceira Europa-África

Bruxelas acolhe conferência de alto nível sobre parceira Europa-África

O Presidente guineense, Alpha Condé, na sua qualidade de presidente em exercício da União Africana (UA), e o seu homólogo centroafricano, Faustin Archange Touadéra, são aguardados a 22 de novembro corrente, em Bruxelas, para participar numa conferência de alto nível sob o lema “Para uma Parceria Renovada com África”.

O encontro da capital belga a ser organizado no Parlamento Europeu, na presença de várias outras personalidades africanas e europeias, é preparatório à cimeira UE-UA prevista para 29 e 30 de novembro, em Abidjan, na Côte d’Ivoire, anuncia um comunicado oficial.

Durante esta reunião, os participantes vão abordar “novas medidas a tomar face aos desafios que África enfrenta e diversas maneiras de intensificar a parceria entre os continentes”, indica o comunicado.

Para o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, que presidirá à conferência, deveria tratar-se de uma parceria de igual para igual entre os dois continentes, baseada nos povos e em particular nos jovens e na criação de empregos.

“Devemos olhar África com olhos africanos, a cooperação deveria ser não só política e institucional, mas envolver também plenamente os atores económicos e a sociedade civil”, considera Antonio Tajani.

O presidente do Parlamento Europeu explicou que a tendência demográfica dinâmica, que fará de África o continente mais jovem e mais povoado do planeta com dois biliões e 500 milhões de habitantes até 2050, apresenta desafios relativos ao crescimento económico e à criação de empregos bem como em matéria de segurança, migração, mudança climática e participação política.

Os principais temas escolhidos para esta conferência são a paz, a segurança, a boa governação e os direitos humanos.

Os participantes discutirão ainda sobre os meios de atrair os investimentos a favor do desenvolvimento.

Os debates versarão igualmente sobre as migrações, os jovens e o desenvolvimento humano. (Panapress)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.