Radio Calema
InicioAngolaPolíticaAngolanos estão ilesos no Zimbabwe

Angolanos estão ilesos no Zimbabwe

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, tranquilizou nesta quinta-feira o país quanto à integridade física dos funcionários e diplomatas da Embaixada de Angola no Zimbabwe, país cujo presidente está sob o controlo dos militares.

Não há motivos para preocupação”, afirmou o chefe da diplomacia angolana que fez esta afirmação em Washington, EUA, onde participa na Conferência Ministerial sobre Comércio, Investimento, Segurança e Boa Governação.

Segundo Manuel Augusto, Angola acompanha o evoluir da situação no Zimbabwe com preocupação, até porque preside o órgão de defesa e segurança da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), organização da qual os dois países são membros.

Estamos engajados, afirmou o ministro, primeiro na tentativa de saber o que se passa e depois, contribuir para uma solução que salvaguarde o funcionamento das instituições, impedido a tomada do poder por meios não constitucionais e evitar a violência.

No quadro desse posicionamento Angola fez deslocar, nesta quinta-feira, à Gaberone, Botswana, país que acolhe a sede da SADC, uma delegação encabeçada pelo ministro da Defesa Nacional, Salviano Sequeira.

Em Gaberone Salviano Sequeira vai participar numa reunião da Troika (Angola, África do Sul e Zâmbia) que vai analisar a situação e encontrar vias para ajudar aquele país membro da SADC a ultrapassar o momento menos bom que vive desde a madrugada de segunda-feira (13).

A reunião ministerial da Troika é presidida pela África do Sul, na qualidade de presidente em exercício da SADC, informa uma nota do Ministério das Relações Exteriores a que a Angop teve acesso hoje.

Na noite de segunda-feira militares cercaram a residência do Presidente da República do Zimbabwe, Robert Mugabe, tomaram de assalto algumas instituições públicas, detiveram algumas personalidades influentes da política, bem como sitiaram a cidade capital, Harare. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.