Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Polidesporto: MINJUD pretende intensificar desporto escolar em 2018

Huíla: Carlos Almeida - secretário de estado dos desportos (Foto: Morais Silva)

O Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) pretende intensificar e dinamizar as acções do desporto infanto-juvenil nas escolas a nível do país, para assim permitir uma maior envolvência do número de alunos e contribuir para formação dos mesmos, informou hoje, domingo, no Lubango, o secretário de Estado Carlos de Almeida.

A informação foi prestada à margem da visita que a ministra do MINJUD efectua à província da Huíla, a fim de constatar o real estado das infra-estruturas desportivas e o lançamento da primeira fase do torneio “desporto escolar”, afirmando que o projecto é um desiderato que o governo propõe-se a atingir e a Huíla vai ser um “grande” parceiro para o desafio, por apresentar um estado de organização considerável referente à actividade desportiva nas escolas.

Declarou que a província já vai acatando algumas orientações saídas do conselho superior dos desportos realizado em 2016, na criação de associações desportivas escolares que têm como propósito o culminar da formação da federação angolana dos desportos escolares.

“O desporto escolar é histórico, nós vamos perceber que todos os resultados, desde a formação do homem, a criança deve ser formada em todas as suas componentes e o desporto é das componentes que fazem parte dessa formação, queremos ter homens sãos e preparados para a sociedade”, considerou.

“Temos informação que a província já tem alguma andança nesse processo desde os jogos abertos que envolvem de duas a três mil crianças, é um número bastante considerável que iremos levar como modelo para as outras partes do país”, disse.

O desporto escolar é um projecto do MINJUD em parceria com o Ministério da Educação, envolve as modalidades de futebol, atletismo, voleibol, basquetebol, andebol, xadrez, capoeira, tênis de mesa e ginástica rítmica. Tem o objectivo ocupar o tempo livre de crianças e jovens, massificando o desporto nas escolas e promover carreiras de profissionais que possam vir a apostar nas distintas modalidades. (Angop)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »