Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Parlamento movimenta deputados

MOMENTO EM QUE OCORREU A MOVIMENTAÇÃO DE DEPUTADOS NO PARLAMENTO (FOTO: ALBERTO JULIAO)

A Assembleia Nacional (AN) anuiu nesta sexta-feira, em Luanda, a movimentação de 32 deputados nos grupos parlamentares do MPLA e da CASA-CE, durante a I reunião plenária extraordinária da I sessão Legislativa da IV Legislatura.

Trata-se de deputados substitutos chamados à efectividade de funções, segundo a ordem de precedência da lista a que pertenciam os titulares do mandato vago pelos candidatos, sendo 15 pelo círculo nacional e 17 pelo círculo provincial.

Entre as personalidades que suspenderam os seus mandatos de deputados na Assembleia Nacional, destaque para o líder da coligação da CASA-CE, Abel Chivukuvuku, bem como Ana Paula dos Santos e Ana Dias Lourenço, antiga e actual primeira damas, respectivamente.

Pedro Sebastião, do MPLA, abdicou também a sua participação na Assembleia Nacional por incompatibilidade de funções em virtude de ter sido nomeado chefe da Casa de Segurança do Presidente da República.

A sessão extraordinária aprovou ainda o projecto de resolução da composição da direcção do Grupo de Mulheres Parlamentares e do Conselho de Administração da Assembleia Nacional.

Luísa Damião, deputada do MPLA, foi eleita presidente da direcção do Grupo de Mulheres Parlamentares, tendo como primeira e segunda vice-presidentes as deputadas Welwitcia dos Santos e Helena Bonguela Abel.

Já o Conselho de Administração do Parlamento tem como novos membros efectivos Elvira Peregrina de Jesus Van-Dúnem (MPLA- presidente), Manuel Savihemba (UNITA) e Alexandre Sebastião André, da coligação CASA-CE).

A sessão aprovou ainda o projecto de resolução da composição da Comissão Permanente da Assembleia Nacional.

A referida comissão exerce, entre outros, os poderes da AN relativos ao mandato dos deputados, convoca de forma extraordinária o Parlamento para análise de assuntos específicos de carácter urgente e emite parecer no âmbito do processo de declaração de estado de sítio ou de emergência.

O órgão é composto pelos vice-presidentes da AN, secretários de Mesa, chefes dos Grupos Parlamentares e das Comissões de Trabalho Especializadas, presidente do Grupo de Mulheres Parlamentares e 12 deputados designados na proporção dos assentos de cada formação política. (Angop)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »