Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Moxico: Ravinas ameaçam zona sul do Luena

GOVERNADOR VISITA ÁREA AFECTADA COM RAVINAS (FOTO: DAVID DIAS)

Catorze ravinas estão em progressão nas zonas leste, sul e sudoeste da cidade do Luena, capital provincial do Moxico, ameaçando engolir os bairros Sangondo, Santa Rosa, Zorró, e “4 de Fevereiro”, na periferia da urbe, tendo merecido uma visita, hoje (terça-feira) do governador provincial, Gonçalves Mauandumba, no seu primeiro trabalho de campo.

Gonçalves Muandumba confirmou que a maioria das ravinas estão a corroer os bairros que circundam a cidade, com incidência no bairro Santa-Rosa, obrigando a população a abandonar as residências.

A situação está a deixar preocupada a população local, que teme pelo pior quando a chuva começar a cair com a intensidade habitual nesta região.

A moradora do bairro Santa-Rosa, Rosa Patrícia Correia, cuja casa está à beira de demolição, está informada com a progressão da ravina pois, além de estar prestes a destruição da sua moradia, é um perigo para as crianças.

O agricultor Eduardo Evalar, proprietário de uma lavra na cintura verde a sul do Luena, afirmou lamentar as consequências do fenómeno erosivo, que já destruiu, por completo, as suas lavras, e pede a intervenção do Governo para estancar a ravina.

Declarou que a população está sem soluções e, para sobreviver, passou a se deslocar a quilómetros de distância à procura de terrenos para desbravar e manter a actividade agrícola.

No final da visita, o director provincial da Construção, Osvaldo Ferreira Pinto, afirmou que o Governo tomou nota da preocupação, face ao número elevado de ravinas em actividade que ameaçam despejar a população.

“Após a visita, haverá uma intervenção faseada, começando com as mais graves e com muitas ramificações, como a do “4 de Fevereiro”, nas Engenharias e todas aquelas que estão ao longo da vala da antiga cintura verde do Luena”, considerou Osvaldo Pinto. (Angop)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »