- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Governos Provinciais Governo Provincial da Lunda-Sul Lunda Sul: Soberano Lunda abençoa novo governador da província

Lunda Sul: Soberano Lunda abençoa novo governador da província

O governador da província da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, recebeu hoje, sábado, em Saurimo, a bênção do Rei do Povo Lunda Tshokwe, Mwene Mwatxissengue Wa-Tembo, para encarar com firmeza e afinco os desafios económicos e sociais que o esperam nos próximos cinco anos.

Na visita efectuada ao rei, após a sua apresentação na sexta-feira como governador da província da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo cumpriu um ritual tradicional de consagração e recebeu alguns conselhos de Mwatxissengue Wa-Tembo, com vista a trabalhar com sabedoria e espírito patriótico os destinos da região.

Na ocasião, o rei aconselhou Ernesto Kiteculo a dirigir a província com base no diálogo permanente com a sociedade civil, sobretudo as autoridades tradicionais, eclesiásticas, organizações juvenis, buscando ideias para solucionar os problemas que afligem a população.

Pediu para cumprir com o que prometeu no seu discurso de apresentação, que é melhorar o fornecimento e distribuição de energia e água, construção de vias estruturantes, dinamizar os sectores da agricultura, pesca, exploração florestal, actividade comercial e turismo, com vista o crescimento económico da província.

No sector social, o rei pediu ao novo governador que trabalhe “com urgência” na melhoria do saneamento básico, os serviços de saúde, bem como influenciar a conclusão da estrada nacional 180.

Por seu turno, o governador da Lunda Sul reafirmou a vontade de fazer da província uma região atractiva nos domínios social, económico, cultural e politico, com implementação de projectos que possam corresponder com os anseios e aspirações da população.

“Vim fazer esta visita ao rei por ser uma pessoa que inspira sabedoria, conhecimento e cima de tudo solenidade. Recebi importantes recomendações que levarei em consideração porque são questões recorrentes que na verdade existem na cidade de Saurimo, onde vivem 80 porcento da população da Lunda Sul”, frisou.

O Reino da Lunda, também conhecido como Império Lunda, foi uma Confederação africana pré-colonial de estados, desde o Katanga, rio Luio até Zambeze e o noroeste da Zâmbia. O seu estado central ficava no actual Katanga ou a capital Imperial a famosa Mussumba.

O Reino ficou dividido no século XIX, quando ocorreu as guerras intestinais na Corte da Família Real do Império entre o século XIV, XV ou XVI e por causa do tabú da Soberana Lueji. O Reino dividiu-se em trés partes, sendo; Reino Lunda Luba, Reino Lunda Ndembo e Reino Lunda Tchokwe. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.