Sam Nujoma elogia feitos do Presidente Eduardo dos Santos

O antigo Presidente da Namíbia, Sam Nujoma elogiou hoje (segunda-feira), em Luanda, os feitos políticos do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, que permitiram o alcance da independência da Namíbia, o fim do regime do apartheid na África do Sul e a pacificação da África Austral.

Em declarações à imprensa, no aeroporto de Luanda, onde se deslocou para testemunhar, terça-feira, a tomada de posse do novo Presidente angolano, João Lourenço, o veterano recordou a “eterna relação de irmandade” entre Angola e a Namíbia.

“Somos irmão e irmãs e entre Angola e a Namíbia a cooperação vai continuar, pelo que o Presidente eleito pode contar com a ajuda da Namíbia”, reiterou.

Lembrou que a ajuda de Angola começou com Agostinho Neto e prosseguiu com Eduardo dos Santos, pelo que agradece aos dois presidentes pelo apoio prestado à SWAPO e ao seu país.

“Nós combatemos o regime racista sul-africano com armas dadas pelos angolanos e a partir do território angolano”, frisou.

Quanto ao actual momento que o país vive, disse ser uma fase que demostra a consolidação da democracia, pelo que o Presidente João Lourenço pode continuar a contar com o apoio dos namibianos.

Referindo-se a saída de Eduardo dos Santos da liderança da República, disse ser um momento de repouso merecido, depois de longos anos ao serviço da Nação angolana e do continente africano.

A cerimónia de tomada de posse acontece, na capital do país, na Praça da República, na presença de centenas de convidados nacionais e estrangeiros provenientes de países de África, América, Europa, Ásia e representantes de organismos internacionais.

João Manuel Gonçalves Lourenço foi confirmado Presidente da República, no dia 6 de Setembro, no quadro das eleições gerais de 23 de Agosto. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »