Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Putin e Theresa May entre os convidados para tomada de posse de João Lourenço

O Presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e a primeira-ministra inglesa, Theresa May, poderão visitar Angola pela primeira vez, caso aceitem o convite para a cerimónia de investidura do Presidente eleito, João Lourenço, que acontece terça-feira, 26, na Praça da República, em Luanda.

De acordo com o programa do Protocolo de Estado do Ministério das Relações Exteriores, dos 26 Chefes de Estado e de Governo convidados são igualmente estreantes o Presidente do Egipto e o primeiro-ministro da India, aos quais se juntarão representantes de organizações internacionais, amigos de Angola e de João Lourenço.

O Vice-presidente do Zimbabwe, Phelekela Mphoko, foi o primeiro convidado a chegar ao país, ao qual se seguiram o representante do Chefe de Estado de Timor Leste e o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Entre o dia de hoje e terça-feira, são aguardados os presidentes da África do Sul, RDCongo, República do Congo,Namíbia, Zâmbia, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Ghana, Cote d’Ivoire e Uganda.

São esperados, ainda, o enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas, a Chanceler alemã, os vice-presidentes de Cuba e China.

Os primeiros-ministros da Etiópia, Tchad e República Centro Africana, os ex-presidentes da Namíbia, Sam Nujoma e da União Europeia, Durão Barroso também estão convidados.

Para o acto de investidura do novo presidente está prevista a chegada dos enviados especiais de França, Itália, Japão, Coreia do Sul, Moçambique e Brasil, do secretário-geral da Internacional Socialista, responsáveis de organizações financeiras internacionais, lideres de partidos políticos, entre outras individualidades.

A cerimónia de tomada de posse acontece na Praça da República e vai contar também com a presença de convidados nacionais.

João Manuel Gonçalves Lourenço foi confirmado Presidente da República, no dia 6 de Setembro, no quadro das eleições gerais de 23 de Agosto. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »