Marcelo encontra-se com comunidade portuguesa em Andorra

O Presidente da República junta-se hoje à Festa da Virgem de Meritxell, dia nacional de Andorra, e encontra-se com membros da comunidade portuguesa, encerrando assim a sua visita oficial a este país.

Marcelo Rebelo de Sousa está em Andorra desde quinta-feira, dia em que se reuniu com o chefe do Governo, Antoni Martí Petit, e foi recebido num jantar de gala pelo copríncipe episcopal, Joan Enric Vives i Sicília – que divide a chefia do Estado deste principado com o Presidente da República Francesa.

Hoje de manhã, vai participar nas celebrações do dia nacional, assistindo a uma missa em honra da padroeira do principado, no Santuário da Basílica de Meritxell, seguindo-se um convívio em que se dançará a sardana, dança de roda tradicional catalã, e um almoço oferecido pelo chefe do Governo andorrano.

Logo à chegada a Andorra, na quinta-feira, o Presidente da República deu um passeio a pé e cumprimentou dezenas de emigrantes portugueses que o esperavam nas ruas, mas o encontro com a comunidade portuguesa está reservado para a tarde de hoje, num complexo desportivo onde antes haverá uma atuação do cantor David Carreira.

O chefe de Estado viajou acompanhado pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e por deputados das cinco maiores bancadas da Assembleia da República: Ulisses Pereira, do PSD, Carla Tavares, do PS, Ana Virgínia Pereira, do PCP, Ana Rita Bessa, do CDS-PP, e Jorge Campos, do BE.

Com perto de 11 mil pessoas, segundo dados oficiais do Departamento de Imigração de Andorra, a comunidade portuguesa é a segunda maior neste país, depois da espanhola, representando cerca de 13% da população total. Em termos percentuais, é a segunda com maior peso, a seguir à comunidade portuguesa no Luxemburgo.

Andorra é o 23.º país a que Marcelo Rebelo de Sousa se desloca desde que tomou posse como Presidente da República, em 09 de março de 2016.

Neste ano e meio, já se deslocou – para visitas oficiais ou cimeiras e outras iniciativas pontuais – ao Vaticano, a Espanha, França, Itália, Moçambique, Alemanha, Marrocos, Brasil, Bulgária, Estados Unidos da América, Suíça, Cuba, Colômbia, Reino Unido, Bélgica, Cabo Verde, Senegal, Croácia, Luxemburgo, México, Lituânia e Grécia.

Localizado na cordilheira dos Pirenéus, o Principado de Andorra tem o euro como moeda, apesar de não integrar a União Europeia, e o catalão como língua oficial e uma economia centrada no turismo e nos serviços financeiros.

Faz parte, como Portugal e Espanha, da Comunidade Iberoamericana de Nações, e recebeu também a visita do anterior chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, há sete anos, em março de 2010. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »