Malanje: Mucari colhe mais de 75 mil toneladas de produtos diversos

Setenta e cinco mil toneladas de produtos diversos como mandioca, feijão, batata rena e milho foram colhidos no final da campanha agrícola 2016/2017, no município de Mucari pelos camponeses associados.

A informação foi prestada quinta-feira à Angop, nesta cidade, pelo chefe de secção municipal da EDA (Estação de Desenvolvimento Agrícola), Dias Domingos Zua em balanço da referida campanha, que considerou satisfatória, tendo em vista a safra atingida, o que está a criar reflexos positivos na vida da população.

Para além do consumo é comercializado o excedente para a aquisição de outros bens de primeira necessidade.

O responsável fez saber que para a presente campanha agrícola 2017/2018 a EDA de Mucari vai apoiar 3 mil e 813 famílias camponesas com insumos agrícolas para o fomento da agricultura mecanizada, assim como perspectiva preparar 5 mil e 18 hectares de terra para o cultivo de diversas culturas.

Fez saber ainda que o projecto de agricultura familiar voltado para o mercado (Mosap II), também vai apoiar 15 Associações de camponeses com a preparação de 463 hectares de terra e entrega de sementes de feijão e batata rena para o aumento da produção e consequente sustento das famílias.

Por outro lado, Dias Zua fez saber que os excedentes de produção são comercializados localmente por dificuldades de escoamento devido a falta de transporte, tendo apelado aos empresários no sentido de investirem no município no domínio agrícola, porquanto a região dispõe de terras aráveis suficientes para a prática da agricultura.

A EDA controla actualmente em Mucari 73 Associações, 6 cooperativas e cerca 4 mil famílias camponesas agrupadas, bem como 63 agricultores privados, incluindo fazendeiros que têm como principal actividade a produção de mandioca, feijão, batata rena e inhame.

O município de Mucari dista a 55 quilómetros a leste da cidade de Malanje, numa extensão territorial de 2 mil e 82 quilómetros quadrados, com uma população estimada em 30 mil e 112 habitantes distribuídos pelas comunas de Muquixe, Caxinga e a sede municipal. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »