Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Itália: Angola marca presença no Festival de Cous Cous

Angola está representada pela segunda vez no 20º no Campeonato Mundial de Cous cous “Cous Cous Fest”, que decorre de 20 a 23 deste mês, na cidade siciliana de San Vito Lo Capo, na Itália, com a participação do conhecido chef angolano Helt Araújo.

Dez países de três continentes, designadamente Angola, Estados Unidos, França, Itália, Israel, Palestina, Tunísia, Costa do Marfim , Marroco e Senegal, participam na edição deste ano, que conta com 100 stands e mais de 200 expositores.

O ” Cous Cous Fest” é um festival onde se cruzam diversas culturas, idiomas e religiões em nome do multiculturalismo e da diversidade e da integração cultural, através da gastronomia. Com cerca de 80 eventos, o evento atrai todos os anos milhares de pessoas numa competição gastronómica que envolve os maiores protagonistas da gastronomia Italiana.

O campeonato conta com um júri técnico composto por 11 renomados especialistas de gastronomia, e outro popular com 120 pessoas.

Na sua primeira participação, em 2016, Angola alcançou o segundo lugar superada pela Palestina, numa votação renhida do júri técnico, tendo conseguido também a mesma posição do júri popular.

Angola foi representa pela chef Elsa Viana, cuja proposta consistiu na apresentação de um cous cous de mandioca com molho de óleo de palma, este último utilizado pela primeira vez no festival, tendo suscitado muito interesse e acesos debates por parte do júri e do público.

Helt Araújo, que neste campeonato faz dupla com o sócio Ricardo Braga, iniciou-se em Portugal, onde se formou e estagiou no Hotel Ritz. Já em Angola, começou a trabalhar no restaurante Coconut, no Complexo Hoteleiro da Endiama (CHE).

Membro da Academia Internacional de Gastronomia, Helt Araújo, marcou presença assídua no programa Dia a Dia da TPA2 e escreveu um livro de receitas para a Bimbi em Angola e mais recentemente colaborou com o restaurante InterContinental Madrid de Gastronomia Angolana, e com o restaurante Feitoria em Portugal, com 1 Estrelas Michelin.

Prepara agora o lançamento do restaurante XÉ-NU em Luanda, um projecto que tem a ver com o desenvolvimento da gastronomia angolana, visando colocar Angola no mapa dos 50 melhores restaurantes do mundo.

A participação de Helt e Ricardo conta com o apoio da associação Kamba, que se dedica a promoção da alta cozinha africana, em Milão, bem com o patrocínio da Horenbeek Business, uma empresa de consultoria de negócios e apoio ao investimento. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »