Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Feira Académica estreia-se em Luanda, para abrir portas para o Ensino Superior

A primeira edição da Feira Académica das Universidades e Institutos Superiores de Luanda realiza-se nos próximos dias 29 e 30 de Setembro, na capital do país, com o apoio do Ministério do Ensino Superior e o objectivo de promover um sistema educativo inclusivo, onde alunos e estabelecimentos de Ensino “falem a mesma língua”.

Com a participação de 10 universidades e quatro institutos superiores, a primeira edição da Feira Académica, de acesso livre, vai decorrer no Largo da Independência, em Luanda.

A iniciativa, que pretende expandir-se às demais províncias do país, resulta de uma acção conjunta da ABC Alfabetizar, associação sem fins lucrativos vocacionada para a alfabetização de adultos, e do grupo empresarial Firme & Forte, especializado na organização de palestras ligadas a eventos académicos.

Segundo o presidente da ABC, Arlindo Dala, que falou ao Novo Jornal Online, a Feira pretende promover o intercâmbio entre os estudantes finalistas do Ensino Médio e as instituições de Ensino Superior, tanto públicas como privadas, contando com o apoio do Ministério do Ensino Superior e do Governo Provincial de Luanda.

“O nosso objectivo é tornar esta feira um evento marcante para a sociedade angolana, e darmos a conhecer a todos os estudantes as políticas e metodologia das instituições superiores”, adiantou, explicando que apesar da abertura a todos os públicos, o alvo são os estudantes.

Afinal, continuou Arlindo Dala, o objectivo do evento é “promover um sistema educativo inclusivo, eficaz e eficiente”, que permita aos estudantes finalistas do Ensino Médio escolherem cursos e instituições universitárias de forma informada e reflectida, sem dificuldades.

Para além do foco nos alunos do Ensino Médio, a Feira Académica destaca a integração daqueles que não conseguiram ingressar no Ensino Superior.

“Algumas instituições vêm com boas políticas de acesso”, antecipa Dala.

O responsável da associação ABC adianta ainda que durante a feira vão decorrer palestras, para estimular o debate estudantil sobre temas relevantes da sociedade.

O evento promete encerrar com “chave de ouro” o mês consagrado ao Fundador da Nação e Herói Nacional, António Agostinho Neto. Setembro tem ainda a particularidade de celebrar o Dia da Alfabetização, instituído pela UNESCO. (Novo Jornal)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »