Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Autárquicas: PSD passa para terceiro plano em Lisboa e no Porto

A sondagem feita pela Eurosondagem para a SIC e para o Expresso prevê que os sociais-democratas fiquem em terceiro lugar nas duas maiores cidades do país, com o Partido Socialista a liderar na corrida à Câmara de Lisboa e o candidato independente Rui Moreira perto maioria absoluta no Porto.

As eleições autárquicas estão à porta e, a confirmarem-se os estudos de opinião, domingo será uma noite difícil para o Partido Social-Democrata (PSD). Um inquérito feito pela Eurosondagem feita para a SIC e para o Expresso prevê que os sociais-democratas fiquem em terceiro lugar nas duas maiores cidades do país, com o Partido Socialista (PS) a liderar na corrida à Câmara de Lisboa e o candidato independente Rui Moreira à beira da maioria absoluta no Porto.

Em Lisboa, a sondagem prevê que o candidato socialista, Fernando Medina, consiga conquistar 43,3% dos votos. A confirmar-se este resultado, o PS deverá eleger nove vereadores na capital e manter a maioria absoluta que herdou de António Costa, mesmo perdendo dois dos seus atuais 11 vereadores.

A candidata do CDS, Assunção Cristas, aparece em segundo lugar nas intenções de voto, com 17,5%. Esta seria uma das surpresas da noite, a melhor votação de sempre do partido na corrida à Câmara de Lisboa e superararia os 7,5% conquistados por Paulo Portas em 2001.

A sondagem coloca a candidata social-democrata a Lisboa, Teresa Leal Coelho, em terceiro lugar,com 12,5% das intenções de voto e a conseguir eleger apenas dois vereadores para a capital. O candidato da CDU, João Ferreira, colhe 10,1% dos votos, elegendo dois vereadores e o Ricardo Robles, do Bloco de Esquerda, 5,7% e um vereador. para a Câmara de Lisboa. A sondagem mostra ainda que há 16,8% de eleitores indecisos ou que se absterão de votar nestas eleições.

Na corrida para a Câmara do Porto, a sondagem indica que o candidato independente Rui Moreira será reeleito. O líder do movimento ‘Porto, o nosso partido’ aparece como o grande favorito, com 40,8% dos votos, permitindo-lhe eleger seis ou sete vereadores.

Manuel Pizarro, do PS, consegue 30,8% dos votos e elege 4 ou 5 vereadores. Álvaro Almeida, da coligação PSD/PDM, arrecada 11% dos votos e elege entre um e dois vereadores. A candidata da CDU, Ilda Figueiredo, reúne 6,9% dos votos e consegue eleger um vereador, enquanto João Teixeira Lopes, do Bloco de Esquerda, consegue 5,4% e não elege nenhum vereador. Na cidade invicta, 15,9% dos entrevistados diz que ainda não sabe em quem irá votar ou não responde ao inquérito.

Na capital portuguesa, a sondagem foi feita através de 1010 entrevistas válidas, nos dias 22, 24, 25 e 26 de setembro, com um erro máximo de amostra de 3,08% e uma probabilidade de 95%. Na ‘Invicta’, o estudo baseou-se em 725 entrevistas válidas, realizadas entre 22 a 26 de setembro, com um erro máximo de amostra de 3,63% e uma probabilidade de 95%. (Jornal Económico)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »