Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Autarquias locais são a prioridade dos deputados

O Novo Jornal Online foi ouvir as expectativas de alguns dos deputados que hoje tomaram os seus lugares no Parlamento angolano, onde teve lugar a cerimónia de arranque da IV Legislatura, sendo a criação das autarquias locais o tema consensual. O antigo ministro e governador do Cunene, Kundi Paihama, questionou mesmo se alguém tem dúvidas de que esta é a legislatura onde a questão vai ser resolvida.

O 3.º vice-presidente da Assembleia Nacional, Ernesto Mulato, indicado pela UNITA, disse ao Novo Jornal Online esperar dos deputados uma melhor acção fiscalizadora dos actos do Executivo em relação à legislatura anterior.

“Na Legislatura anterior não foi possível realizar com eficácia esta função porque foi necessário adequar as leis à Constituição”, frisou, salientando que esta missão está muito mais clara hoje nos diplomas legais que regem o funcionamento da Assembleia.

O deputado da bancada parlamentar da CASA-CE, Lindo Bernardo Tito, salientou que a sua coligação tudo irá fazer durante a presente legislatura para que os instrumentos democráticos e de direito se efectivem.

Já o presidente do PRS, Benedito Daniel, defende que para a IV Legislatura os renovadores sociais vão se bater pela efectivação das autarquias locais no próximo ano.

“Não obstante o MPLA ter mais deputados no Parlamento, os camaradas vão ter que colaborar com outras forças políticas para termos eleições autárquicas no país”, desafiou.

A FNLA, que elegeu um deputado, também tem como prioridade a implementação da política das autarquias locais.

O seu presidente, Lucas Ngonda, realçou ser necessário que os próprios munícipes interajam para solucionar os problemas.

“A falta das autarquias desequilibrou o desenvolvimento do nosso país. Por isso, a FNLA advoga a aprovação urgente de instrumentos jurídicos para a criação das autarquias”, acrescentou Lucas Ngonda.

O governador cessante do Cunene, Kundi Paihama, disse ao Novo Jornal Online que o seu partido não tem medo das eleições autárquicas.

“O nosso Presidente, João Lourenço, já afirmou que com as autarquias locais vamos garantir uma maior inserção política, económica e social dos cidadãos”, atalhou.

Kundi Paihama defendeu que, através das autarquias locais, “a governação será levada para mais próximo do cidadão. Vamos conseguir resolver aqueles problemas que no dia-a-dia afectam o cidadão no seu município, sem que ele tenha necessidade de sair do município e ir para a baixa, para a chamada Mutamba, para resolver os problemas que o afligem. Com essa promessa, a oposição ainda tem dúvidas sobre as autarquias?”, questionou. (Novo Jornal Online)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »