Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Moxico: Universidades desafiadas à pesquisa científica

Três instituições do ensino superior sedeadas na província do Moxico foram desafiadas, sexta-feira, no Luena, a apostar no ensino de qualidade e na pesquisa científica.

O desafio foi lançado pelo Arcebispo de Saurimo, Dom José Manuel Imbamba durante uma “Conferência Magistral”, que reuniu 500 participantes entre professores e alunos.

Na ocasião, o prelado disse que o papel das Universidades hoje não se restringe apenas em reproduzir, mas em produzir novos conhecimentos que visam prestar serviços diversificados na sociedade.

As Universidades do século XXI devem propiciar a promoção da cultura, o desenvolvimento de capacidades de análise crítica, inovação e o progresso social e humano, disse.

Defendeu a autonomia administrativa nas universidades sem barreiras de carácter político, liberdade de criação e pensamento.

O director- adjunto da área científica do Instituto Superior Politécnico Walinga, Jaime Dala, disse na ocasião que tudo será feito no sentido de os alunos fomentarem as suas pesquisas.

A província do Moxico conta com três instituições do ensino superior, nomeadamente a Escola Politécnica, unidade orgânica da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) e os institutos superiores politécnicos Walinga e Luena, ambos privados.

As três instituições matricularam este ano lectivo perto de três mil estudantes. As instituições fazem parte da V Região Académica que compreende as províncias do Huambo (sede), Bié e Moxico. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »