Radio Calema
InicioAngolaRegiõesMoxico: Universidades desafiadas à pesquisa científica

Moxico: Universidades desafiadas à pesquisa científica

Três instituições do ensino superior sedeadas na província do Moxico foram desafiadas, sexta-feira, no Luena, a apostar no ensino de qualidade e na pesquisa científica.

O desafio foi lançado pelo Arcebispo de Saurimo, Dom José Manuel Imbamba durante uma “Conferência Magistral”, que reuniu 500 participantes entre professores e alunos.

Na ocasião, o prelado disse que o papel das Universidades hoje não se restringe apenas em reproduzir, mas em produzir novos conhecimentos que visam prestar serviços diversificados na sociedade.

As Universidades do século XXI devem propiciar a promoção da cultura, o desenvolvimento de capacidades de análise crítica, inovação e o progresso social e humano, disse.

Defendeu a autonomia administrativa nas universidades sem barreiras de carácter político, liberdade de criação e pensamento.

O director- adjunto da área científica do Instituto Superior Politécnico Walinga, Jaime Dala, disse na ocasião que tudo será feito no sentido de os alunos fomentarem as suas pesquisas.

A província do Moxico conta com três instituições do ensino superior, nomeadamente a Escola Politécnica, unidade orgânica da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) e os institutos superiores politécnicos Walinga e Luena, ambos privados.

As três instituições matricularam este ano lectivo perto de três mil estudantes. As instituições fazem parte da V Região Académica que compreende as províncias do Huambo (sede), Bié e Moxico. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.