Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Maria Sambo é a nova ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação

A médica Maria do Rosário Bragança Sambo, actual reitora da Universidade Agostinho Neto (UAN), foi quinta-feira (28 de Setembro) nomeada ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo Presidente da República e Titular do Poder Executivo, João Lourenço.

No cargo de reitora desde Agosto de 2015, a professora Maria do Rosário Bragança Sambo é licenciada, desde 1983,em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto. É especialista em Neurologia desde 1997 pelo Serviço de Neurologia do Hospital de Egas Moniz (Lisboa – Portugal) e da Ordem dos Médicos de Portugal.

É doutorada em Medicina (2010), ramo de Genética, com a defesa da tese sobre “Susceptibilidade genética à malária cerebral em crianças angolanas”, no Instituto Gulbenkian de Ciência (Oeiras, Portugal) e na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Foi decana da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila, em Benguela (2011-2015), onde é também professora titular. Com o trabalho sobre “Susceptibilidade genética à malária cerebral em crianças angolanas” obteve dois prémios: prémio Pfizer 2010 para a investigação clínica, atribuído pela Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa e o prémio de investigação biomédica pela Ordem dos Médicos de Angola, em 2011. Interessa-se particularmente por estudos clínicos e genéticos sobre a malária.

É responsável pela coordenação de dois projectos da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila, designadamente “Rastreio neonatal da Drepanocitose e aconselhamento genético a casais de risco no Hospital Central de Benguela” e “Malária falciparum em grávidas na província de Benguela: as lesões placentárias, a resposta imunológica e os marcadores de susceptibilidade genética à infecção planetária”.

É autora e co-autora de várias publicações científicas em revistas indexadas, bem como do livro Um olhar sobre as doenças médicas na gravidez – Casos Clínicos (Benguela, Outubro 2013). Publicou ainda E Assim Vivi Benguela – Fragmentos de uma vida (memórias), pela Mayamba Editora, Luanda, 2017, 90 páginas.

A sua nomeação coincide com a realização da Conferência Científica da Universidade Agostinho (CCUAN2017), que decorre de 27 a 29 de Setembro, no Hotel Victória Garden, sobre o tema central “Investigar para o desenvolvimento de Angola: situação actual e desafios”, no âmbito das Jornadas Agostinho Neto Setembro 2017, comemorativas dos 95 anos de António Agostinho Neto, Primeiro Reitor e Patrono da UAN e Primeiro Presidente da República e do 28 de Setembro – Dia da Universidade Agostinho Neto, jornadas por ela coordenadas, sendo igualmente a presidente da Comissão Organizadora da Conferência, que reúne mais de 650 participantes, entre docentes, investigadores, estudantes da UAN e de outras Instituições de Ensino Superior do país, púbicas e privadas, e professores convidados de Moçambique, Portugal, Cabo Verde e Brasil. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »