Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Autárquicas: PSD passa para terceiro plano em Lisboa e no Porto

A sondagem feita pela Eurosondagem para a SIC e para o Expresso prevê que os sociais-democratas fiquem em terceiro lugar nas duas maiores cidades do país, com o Partido Socialista a liderar na corrida à Câmara de Lisboa e o candidato independente Rui Moreira perto maioria absoluta no Porto.

As eleições autárquicas estão à porta e, a confirmarem-se os estudos de opinião, domingo será uma noite difícil para o Partido Social-Democrata (PSD). Um inquérito feito pela Eurosondagem feita para a SIC e para o Expresso prevê que os sociais-democratas fiquem em terceiro lugar nas duas maiores cidades do país, com o Partido Socialista (PS) a liderar na corrida à Câmara de Lisboa e o candidato independente Rui Moreira à beira da maioria absoluta no Porto.

Em Lisboa, a sondagem prevê que o candidato socialista, Fernando Medina, consiga conquistar 43,3% dos votos. A confirmar-se este resultado, o PS deverá eleger nove vereadores na capital e manter a maioria absoluta que herdou de António Costa, mesmo perdendo dois dos seus atuais 11 vereadores.

A candidata do CDS, Assunção Cristas, aparece em segundo lugar nas intenções de voto, com 17,5%. Esta seria uma das surpresas da noite, a melhor votação de sempre do partido na corrida à Câmara de Lisboa e superararia os 7,5% conquistados por Paulo Portas em 2001.

A sondagem coloca a candidata social-democrata a Lisboa, Teresa Leal Coelho, em terceiro lugar,com 12,5% das intenções de voto e a conseguir eleger apenas dois vereadores para a capital. O candidato da CDU, João Ferreira, colhe 10,1% dos votos, elegendo dois vereadores e o Ricardo Robles, do Bloco de Esquerda, 5,7% e um vereador. para a Câmara de Lisboa. A sondagem mostra ainda que há 16,8% de eleitores indecisos ou que se absterão de votar nestas eleições.

Na corrida para a Câmara do Porto, a sondagem indica que o candidato independente Rui Moreira será reeleito. O líder do movimento ‘Porto, o nosso partido’ aparece como o grande favorito, com 40,8% dos votos, permitindo-lhe eleger seis ou sete vereadores.

Manuel Pizarro, do PS, consegue 30,8% dos votos e elege 4 ou 5 vereadores. Álvaro Almeida, da coligação PSD/PDM, arrecada 11% dos votos e elege entre um e dois vereadores. A candidata da CDU, Ilda Figueiredo, reúne 6,9% dos votos e consegue eleger um vereador, enquanto João Teixeira Lopes, do Bloco de Esquerda, consegue 5,4% e não elege nenhum vereador. Na cidade invicta, 15,9% dos entrevistados diz que ainda não sabe em quem irá votar ou não responde ao inquérito.

Na capital portuguesa, a sondagem foi feita através de 1010 entrevistas válidas, nos dias 22, 24, 25 e 26 de setembro, com um erro máximo de amostra de 3,08% e uma probabilidade de 95%. Na ‘Invicta’, o estudo baseou-se em 725 entrevistas válidas, realizadas entre 22 a 26 de setembro, com um erro máximo de amostra de 3,63% e uma probabilidade de 95%. (Jornal Económico)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »