Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Autarquias locais são a prioridade dos deputados

O Novo Jornal Online foi ouvir as expectativas de alguns dos deputados que hoje tomaram os seus lugares no Parlamento angolano, onde teve lugar a cerimónia de arranque da IV Legislatura, sendo a criação das autarquias locais o tema consensual. O antigo ministro e governador do Cunene, Kundi Paihama, questionou mesmo se alguém tem dúvidas de que esta é a legislatura onde a questão vai ser resolvida.

O 3.º vice-presidente da Assembleia Nacional, Ernesto Mulato, indicado pela UNITA, disse ao Novo Jornal Online esperar dos deputados uma melhor acção fiscalizadora dos actos do Executivo em relação à legislatura anterior.

“Na Legislatura anterior não foi possível realizar com eficácia esta função porque foi necessário adequar as leis à Constituição”, frisou, salientando que esta missão está muito mais clara hoje nos diplomas legais que regem o funcionamento da Assembleia.

O deputado da bancada parlamentar da CASA-CE, Lindo Bernardo Tito, salientou que a sua coligação tudo irá fazer durante a presente legislatura para que os instrumentos democráticos e de direito se efectivem.

Já o presidente do PRS, Benedito Daniel, defende que para a IV Legislatura os renovadores sociais vão se bater pela efectivação das autarquias locais no próximo ano.

“Não obstante o MPLA ter mais deputados no Parlamento, os camaradas vão ter que colaborar com outras forças políticas para termos eleições autárquicas no país”, desafiou.

A FNLA, que elegeu um deputado, também tem como prioridade a implementação da política das autarquias locais.

O seu presidente, Lucas Ngonda, realçou ser necessário que os próprios munícipes interajam para solucionar os problemas.

“A falta das autarquias desequilibrou o desenvolvimento do nosso país. Por isso, a FNLA advoga a aprovação urgente de instrumentos jurídicos para a criação das autarquias”, acrescentou Lucas Ngonda.

O governador cessante do Cunene, Kundi Paihama, disse ao Novo Jornal Online que o seu partido não tem medo das eleições autárquicas.

“O nosso Presidente, João Lourenço, já afirmou que com as autarquias locais vamos garantir uma maior inserção política, económica e social dos cidadãos”, atalhou.

Kundi Paihama defendeu que, através das autarquias locais, “a governação será levada para mais próximo do cidadão. Vamos conseguir resolver aqueles problemas que no dia-a-dia afectam o cidadão no seu município, sem que ele tenha necessidade de sair do município e ir para a baixa, para a chamada Mutamba, para resolver os problemas que o afligem. Com essa promessa, a oposição ainda tem dúvidas sobre as autarquias?”, questionou. (Novo Jornal Online)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »