Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Curdistão iraquiano vota a 92% pela independência

92% dos curdos do Iraque que foram às urnas votaram sim à independência da região autónoma. Os resultados do referendo foram anunciados pela Comissão Eleitoral, que anunciou também que a participação eleitoral foi de 72%.

O “sim” obteve 92,73% dos votos no referendo à independência do Curdistão iraquiano, segundo os resultados oficiais divulgados ontem pela comissão eleitoral. A consulta popular teve lugar na segunda-feira e tinha sido convocada pelo presidente da região autónoma, Massoud Barzani.

Segundo os números oficiais, a taxa de participação atingiu os 72,16 por cento.

A consulta popular sobre a independência do Curdistão decorreu nas três províncias da região autónoma curda e em territórios controlados pelas forças de segurança curdas, mas reivindicados por Bagdad.

O escrutínio é fortemente contestado pelo Iraque e pelos países vizinhos. “Condenamos todas as tentativas de espalhar o racismo e a divisão étnica, que pretendem trazer de volta o terrorismo. O terrorismo vingou tirando partido das nossas divisões e diferenças”, afirmou o primeiro-ministro iraquiano, Haidar al-Abadi.

O primeiro-ministro iraquiano pediu ao Curdistão que entregasse o controlo dos aeroportos de Erbil e Sulaimaniya e ameaçou suspender os voos internacionais directos na sexta-feira. Várias companhias aéreas já anunciaram a suspensão destes voos a partir desse dia. (Euronews)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »