Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Bissau: Insultar chefe de Estado e presidente do parlamento dá prisão

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou que, a partir de hoje, quem insultar o Presidente guineense, José Mário Vaz, e o presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, será preso pelo ministro do Interior, Botche Candé.

“A partir de hoje, qualquer cidadão que insultar o chefe de Estado será preso. Em que parte do mundo o Presidente é insultado?”, questionou Sissoco Embaló, que falava numa cerimónia de graduação de agentes da polícia, em Bissau.

Para o primeiro-ministro guineense, de uns tempos a esta parte, tornou-se moda insultar a figura do chefe do Estado guineense, quando nos outros países a prática dá direito à prisão.

“Nos Estados Unidos de América, quem insultar o Presidente Trump é detido, em França, idem aspas, no Senegal há pessoas que ficaram um ano na prisão, por ordens do Presidente Macky Sall, que haviam insultado”, afirmou Umaro Sissoco Embaló.

“Nós aqui pensamos que insultar o chefe do Estado dá fama”, observou Embaló, dando ordens diretas aos ministros do Interior, Botche Candé, e da Defesa, Eduardo Sanhá, para que prendam os que insultarem José Mário Vaz.

A medida também abrange quem insultar o presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, e o primeiro-ministro, precisou Sissoco Embaló, que prometeu mandar prender o ministro do Interior se este não detiver quem ousar insultar uma daquelas três figuras do Estado guineense.

“Tenho poderes para tal”, enfatizou o chefe do executivo guineense, que quer “dignificar os valores da República” com a medida para “acabar com a balburdia” na Guiné-Bissau, onde, disse, no passado, não existiam insultos às figuras do Estado. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »