Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Governo brasileiro recua e trava exploração de grande reserva na Amazónia

O Presidente brasileiro, Michel Temer, decidiu revogar um polémico decreto assinado em agosto e que permitia a empresas mineiras explorarem uma gigantesca reserva na Amazónia, informaram esta segunda-feira fontes oficiais.

Temer assinou já um novo decreto que anula o primeiro e a medida entra em vigor na terça-feira com a sua publicação no Diário Oficial da União, informou a estatal Agência Brasil.

No início de setembro o governo brasileiro cedeu à pressão social e suspendeu os efeitos do decreto, criticado por grupos ecologistas de todo o mundo, mas agora decidiu-se pela sua revogação e manutenção das regras que garantem a preservação da designada Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), uma área de mais de 47 mil quilómetros quadrados, com uma extensão superior à da Dinamarca.

A organização de defesa do ambiente Greenpeace congratulou-se com a decisão de Temer, considerando que a revogação “demonstra que, por pior que seja, nenhum governante é absolutamente imune à pressão pública”.

É uma vitória da sociedade sobre quem quer destruir e vender a nossa selva”, declarou o coordenador de Políticas Públicas da Greenpeace, Marcio Astrini, num comunicado.
Astrini adianta, no entanto, que os ambientalistas apenas venceram uma batalha porque “a guerra contra a Amazónia e as suas populações conduzida por Temer” e os legisladores brasileiros que representam os latifundiários não foi parada. (Observador)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »