Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

EUA e Cabo Verde assinam novo acordo de cooperação militar

Estados Unidos da América e Cabo Verde assinam um novo acordo de cooperação militar. O novo ‘Status Of Forces Agreement’ (SOFA) fornece a base legal para a cooperação de defesa e segurança.

Estados Unidos da América e Cabo Verde assinam, esta segunda-feira, um novo acordo de cooperação militar. O documento abre a porta à presença de forças americanas no arquipélago.

O novo ‘Status Of Forces Agreement’ (SOFA) fornece a base legal para a cooperação de defesa e segurança além de possibilitar uma ampla variedade de actividades relacionadas com a defesa dos dois países.

O novo acordo estava a ser negociado há vários anos e será assinado esta segunda-feira, em Washington, pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, que se encontra na sua primeira visita oficial àquele país.

O documento agora a ser rubricado define os termos da cooperação militar com os Estados Unidos e o estatuto dos soldados norte-americanos em território cabo-verdiano.

A ferramenta permitirá ainda trabalhar em conjunto para resolver assuntos como segurança marítima, combate ao tráfico e prestação de assistência humanitária.

No dia 15 de Setembro passado, o ministro caobo-verdiano dos Negócios Estrangeiros e também da Defesa, Luís Filipe Tavares destacava a importância do novo acordo de cooperação militar entre os Estados Unidos e Cabo Verde: “é um acordo importante. Vai garantir melhores condições de defesa e segurança do nosso país”.

O acordo já criou mal estar entre o chefe de Estado e o do Governo. Na semana passada, Jorge Carlos Fonseca afirmou que “não houve um consentimento prévio” sobre o acordo SOFA.

Em entrevista à Rádio de Cabo Verde, a partir dos Estados Unidos, o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva disse que o Presidente da República foi devidamente informado sobre o acordo. (RFI)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »