Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Bancos japoneses planeiam lançar nova moeda digital

Chama-se “J Coin” e destina-se a a diminuir a forte dependência dos japoneses no dinheiro tradicional. O objectivo do consórcio envolvido neste projecto é mostrar a capacidade fintech do Japão a tempo dos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio.

Pode estar a chegar mais uma moeda virtual. Um consórcio de bancos do Japão lançar uma nova forma de pagamento digital e pretendem que esteja disponível na altura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

O grupo de instituições bancárias por trás deste plano é liderado pelo Mizuho Financial Group e pelo Japan Post Bank, avança o jornal britânico Financial Times. O consórcio teve luz verde do Banco do Japão e do regulador financeiro para lançar a moeda eletrónica, capaz de pagar bens e serviços transferir dinheiro através de smartphones ou códigos QR.

Chama-se “J Coin”, deverá ser conversível em ienes numa base de um para um e destina-se a a diminuir a forte dependência dos japoneses no dinheiro vivo. A moeda e nota tradicionais representam 70% de todas as suas transacções, uma percentagem bastante superior à da maioria dos países desenvolvidos, que, em média, reduziram a utilização de cash para apenas 30%.

“Acho que este dinheiro eletrónico está bastante à frente dos cartões de crédito e débito, porque quando os utilizam, as lojas pagam uma determinada taxa”, explicou, ao mesmo diário, Yasuhiro Sato, presidente e diretor executivo da Mizuho Financial Group. O objetivo do consórcio envolvido neste projeto é mostrar a capacidade fintech do Japão nos Jogos Olímpicos 2020 de Tóquio.

A medida surge depois de o gigante chinês Alibaba ter instalado um serviço de pagamentos de telemóvel no país, o Alipay. A estratégia de Tóquio nos Olímpicos parece focar-se concretamente nos planos da retalhista chinesa, uma vez que a empresa liderada por Jack Ma se tornou patrocinadora do evento, no início deste ano. Recorde-se que a edição de inverno, no próximo ano, se vai realizar em Pyeongchand, na Coreia do Sul. Em 2020, os jogos de verão vão ter lugar na capital japonesa e, em 2022, a edição de inverno vai acontecer em Pequim, na China. (Jornal Económico)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »