Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Sam Nujoma elogia feitos do Presidente Eduardo dos Santos

O antigo Presidente da Namíbia, Sam Nujoma elogiou hoje (segunda-feira), em Luanda, os feitos políticos do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, que permitiram o alcance da independência da Namíbia, o fim do regime do apartheid na África do Sul e a pacificação da África Austral.

Em declarações à imprensa, no aeroporto de Luanda, onde se deslocou para testemunhar, terça-feira, a tomada de posse do novo Presidente angolano, João Lourenço, o veterano recordou a “eterna relação de irmandade” entre Angola e a Namíbia.

“Somos irmão e irmãs e entre Angola e a Namíbia a cooperação vai continuar, pelo que o Presidente eleito pode contar com a ajuda da Namíbia”, reiterou.

Lembrou que a ajuda de Angola começou com Agostinho Neto e prosseguiu com Eduardo dos Santos, pelo que agradece aos dois presidentes pelo apoio prestado à SWAPO e ao seu país.

“Nós combatemos o regime racista sul-africano com armas dadas pelos angolanos e a partir do território angolano”, frisou.

Quanto ao actual momento que o país vive, disse ser uma fase que demostra a consolidação da democracia, pelo que o Presidente João Lourenço pode continuar a contar com o apoio dos namibianos.

Referindo-se a saída de Eduardo dos Santos da liderança da República, disse ser um momento de repouso merecido, depois de longos anos ao serviço da Nação angolana e do continente africano.

A cerimónia de tomada de posse acontece, na capital do país, na Praça da República, na presença de centenas de convidados nacionais e estrangeiros provenientes de países de África, América, Europa, Ásia e representantes de organismos internacionais.

João Manuel Gonçalves Lourenço foi confirmado Presidente da República, no dia 6 de Setembro, no quadro das eleições gerais de 23 de Agosto. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »