Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Putin e Theresa May entre os convidados para tomada de posse de João Lourenço

O Presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e a primeira-ministra inglesa, Theresa May, poderão visitar Angola pela primeira vez, caso aceitem o convite para a cerimónia de investidura do Presidente eleito, João Lourenço, que acontece terça-feira, 26, na Praça da República, em Luanda.

De acordo com o programa do Protocolo de Estado do Ministério das Relações Exteriores, dos 26 Chefes de Estado e de Governo convidados são igualmente estreantes o Presidente do Egipto e o primeiro-ministro da India, aos quais se juntarão representantes de organizações internacionais, amigos de Angola e de João Lourenço.

O Vice-presidente do Zimbabwe, Phelekela Mphoko, foi o primeiro convidado a chegar ao país, ao qual se seguiram o representante do Chefe de Estado de Timor Leste e o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Entre o dia de hoje e terça-feira, são aguardados os presidentes da África do Sul, RDCongo, República do Congo,Namíbia, Zâmbia, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Ghana, Cote d’Ivoire e Uganda.

São esperados, ainda, o enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas, a Chanceler alemã, os vice-presidentes de Cuba e China.

Os primeiros-ministros da Etiópia, Tchad e República Centro Africana, os ex-presidentes da Namíbia, Sam Nujoma e da União Europeia, Durão Barroso também estão convidados.

Para o acto de investidura do novo presidente está prevista a chegada dos enviados especiais de França, Itália, Japão, Coreia do Sul, Moçambique e Brasil, do secretário-geral da Internacional Socialista, responsáveis de organizações financeiras internacionais, lideres de partidos políticos, entre outras individualidades.

A cerimónia de tomada de posse acontece na Praça da República e vai contar também com a presença de convidados nacionais.

João Manuel Gonçalves Lourenço foi confirmado Presidente da República, no dia 6 de Setembro, no quadro das eleições gerais de 23 de Agosto. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »