Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Líderes do PSD e PCP com caravanas a Norte, PS, CDS e Bloco mais a Sul

Ao sétimo dia de campanha para as eleições autárquicas de domingo, os líderes partidários mantêm-se na ‘estrada’, com PSD e CDU a norte, o PS entre Águeda e Loures, e o BE no distrito de Setúbal.

A caravana do PSD está no norte do país com o líder, Pedro Passos Coelho, a começar do dia em Fafe, onde o partido concorre em coligação com o CDS-PP, encabeçada por Eugénio Marinho.

Nas anteriores eleições, os sociais-democratas foram a terceira força mais votada no concelho, a seguir ao PS e aos Independentes por Fafe.

A comitiva seguirá depois para Barcelos, município liderado há dois mandatos por socialistas. O antigo vereador Mário Constantino Lopes é o candidato à Câmara de Barcelos da coligação PSD/CDS-PP.

Também a norte, o líder comunista, Jerónimo de Sousa, estará entre o Porto e Braga.

O secretário-geral do PCP participa numa arruada que se inicia na Avenida dos Aliados e termina na movimentada Rua de Santa Catarina, na cidade do Porto. A CDU tem como cabeça de lista Ilda Figueiredo, que se candidata à autarquia portuense depois de ali ter sido vereadora e de ter passado pelo Parlamento Europeu e pelas câmaras de Gaia e Viana do Castelo.

Eleita vereadora na Câmara de Viana do Castelo nas autárquicas de 2013, Ilda Figueiredo suspendeu o mandato este ano, para se dedicar à campanha no Porto. A CDU elegeu um vereador na câmara do Porto nas últimas autárquicas.

A caravana comunista segue para Fânzeres, concelho de Gondomar, e termina o dia com um comício em Braga, onde a CDU volta a candidatar o atual vereador Carlos Almeida.

O secretário-geral do PS, António Costa, também fará uma incursão a norte ao fim do dia. Costa vai passar por Águeda para apoiar o cabeça de lista PS à câmara, Paulo Seara, que vai tentar manter a autarquia em ‘mãos’ socialistas.

Águeda foi liderada nos últimos 12 anos pelo socialista Gil Nadais, que não se pode recandidatar por ter atingido o limite de mandatos. O vice-presidente, Jorge Almeida, também eleito pelo PS, candidata-se agora numa lista independente.

O secretário-geral do PS desce depois até Loures, para um comício de apoio à cabeça de lista, Sónia Paixão. O PS perdeu a liderança desta câmara em 2013.

A presidência da Câmara de Loures foi uma das grandes vitórias dos comunistas nas últimas autárquicas, quando o antigo líder parlamentar do PCP Bernardino Soares reconquistou para a coligação CDU um município perdido em 2001 para os socialistas.

Pela capital, numa autarquia liderada atualmente pelo PS, está a líder do CDS-PP e cabeça de lista à Câmara de Lisboa (CDS-PP/MPT/PPM), Assunção Cristas, que começa o dia com um passeio de motos e termina com uma “Cãocentração”, iniciativa de apresentação de propostas para os animais domésticos.

A única caravana de líderes políticos que está a sul do Tejo é a do BE.

A coordenadora do partido, Catarina Martins, estará no Montijo (distrito de Setúbal) ao lado do candidato número um à câmara, Cipriano Pisco, numa sessão com alunos de uma escola profissional.

A comitiva bloquista segue depois para Palmela para uma visita a uma associação de recolha e tratamento de animais abandonados, na qual estará acompanhada do candidato à câmara, Carlos Oliveira.

O dia terminará em Setúbal com um jantar de apoio à candidata Sandra Cunha. O BE não detém nenhuma presidência de câmara no país. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »