Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Príncipe do Mónaco participa em campanha de defesa dos oceanos em Cabo Verde

O Príncipe Alberto II, do Mónaco (França), é esperado esta quinta-feira na cidade do Mindelo, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, no âmbito de uma campanha para chamar a atenção sobre a importância da defesa dos oceanos, apurou a PANA de fonte segura.

O chefe de Estado do Mónaco, principado com o qual Cabo Verde estabeleceu relações diplomáticas há menos de dois meses, foi recebido ao final do dia de quarta-feira na cidade da Praia pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, com quem seguiu depois para São Vicente, onde já está atracado o navio científico Yersin que chegou ao Porto Grande do Mindelo, proveniente da Madeira (Portugal).

Cabo Verde é a segunda etapa da expedição científica de três anos do navio Yersin, no âmbito da campanha “Mónaco Explorations” que recria a viagem do seu bisavô, Alberto I do Mónaco.

Durante a permanência em Cabo Verde, o príncipe Alberto II visitará também a ilha da Boavista e o ilhéu Raso, localidades onde esteve o seu avô, Príncipe Alberto I, em 1901.

Por ocasião da sua estada em Cabo Verde, o Príncipe Alberto II deverá entregar ao Presidente de Cabo Verde um exemplar embalsamado do lagarto gigante (Skink gigante) que o seu bisavô Alberto I levou da ilha de Santa Luzia em julho de 1902.

Conforme o Presidente cabo-verdiano, trata-se de uma visita na sequência das preocupações do príncipe Alberto II, que têm a ver sobretudo com os oceanos, com a investigação oceanográfica e com o ambiente.

Na cidade do Mindelo, Carlos Fonseca e Alberto II terão um almoço de trabalho, que segundo o primeiro, terá na ’ementa’ perspetivas de cooperação entre Cabo Verde e o principado do Mónaco.

“Vai estar tudo em aberto, mas nas áreas das pescas, dos oceanos e da economia do mar, podemos obter experiências e uma cooperação muito vantajosa numa altura em que o Governo de Cabo Verde aponta como uma das grandes prioridades a potenciação da economia do mar e da proteção dos oceanos, incluindo o estudo dos efeitos nefastos das alterações climáticas em países como Cabo Verde”, adiantou.

No Mindelo, Alberto II vai visitar, entre outros organismos ligados ao mar e à investigação, o Centro Oceanográfico do Mindelo e a Universidade de Cabo Verde.

No início de setembro corrente, na ilha portuguesa da Madeira, o príncipe Alberto II explicou à imprensa local que, seguindo o exemplo do seu avô Príncipe Alberto I, ter decidido, há alguns meses atrás, com a participação do seu governo, do Instituto Oceanográfico, da Fundação Príncipe Alberto I, do Centro Científico do Mónaco e da sua própria Fundação, dedicar-se à proteção do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, dar continuidade à tradição das expedições científicas do Mónaco.

Alberto II referiu que “a cadeia do tempo é, assim, restaurada”, começando precisamente pela Macaronésia, onde o navio científico Yersin permanecerá três anos, explorando os mares da Madeira, dos Açores (Portugal), das ilhas Canárias (Espanha) e de Cabo Verde.

“Espero, sobretudo, modestamente, dar vida à sua obra [de Alberto I], atualizando-a e adaptando-a aos grandes desafios ambientais que devemos agora enfrentar para o bem das gerações futuras. Trata-se da proteção do nosso planeta, por meio da luta contra as mudanças climáticas, da preservação da biodiversidade e da água”, disse o príncipe monegasco à imprensa.

O Principado do Mónaco, fundado em 1297 pela Casa Grimaldi, é uma cidade-Estado soberana, de 202 hectares e com uma população de 38 mil 499 habitantes, situada no sul da França, sendo governada pelo príncipe Alberto II. (Panapress)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »