Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

OEA observará eleições no Brasil em 2018

A Organização dos Estados Americanos (OEA) informou nesta quinta-feira que observará – pela primeira vez – eleições no Brasil, em 2018, com o envio de uma missão a pedido da autoridade eleitoral brasileira.

“É um grande passo que o maior país da América do Sul conte conosco em um evento tão importante como são as próximas eleições gerais”, disse o secretário-geral da OEA, Luis Almagro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convidou formalmente a OEA a observar as eleições de outubro de 2018, quando serão eleitos deputados estaduais, governadores, deputados federais, senadores e o presidente da República.

A OEA disse que sua Secretaria Geral começará “de imediato” os preparativos, que incluem contatos para garantir o financiamento necessário, destacando que tais missões “não podem ser financiadas com recursos do país anfitrião”.

O Brasil será o 28º país a receber uma Missão de Observação Eleitoral (MOE) da OEA, cujo envio – desde 1962 – se dá a pedido do estado-membro do organismo regional.

Gerardo de Icaza, responsável pelo serviço permanente de observação eleitoral da OEA, celebrou o que considerou um “reconhecimento” do Brasil.

O funcionário destacou que as reformas eleitorais em debate no Brasil sobre o financiamento de campanha são um “sinal de maturidade do sistema”.

“Esta discussão é muito positiva e oportuna a pouco mais de um ano do processo eleitoral”. (Afp)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »