Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Índia importa 10% do petróleo de Angola

Dez porcento do petróleo consumido na Índia é importado de Angola, constituindo-se num parceiro estratégico do sector comercial deste país asiático, afirmou esta sexta-feira, em Luanda, o embaixador indiano plenipotenciário, Sushil Singhal.

O diplomata acreditado em Angola, que falava à imprensa após o acto de encerramento do seminário de capacitação empresarial sobre o comércio internacional e exportações, considerou, igualmente, positiva as trocas comerciais entre a classe empresarial angolana e indiana, tendo apontado a existência de mais de quatro mil indianos a exercerem a actividade comercial em Angola.

Referiu ainda que as trocas comerciais entre os dois países rondavam os 7,5 biliões de dólares norte-americanos, mas devido à situação da conjuntura financeira e económica baixaram para 3,5 biliões, respectivamente.

O embaixador garantiu, por outro lado, que Índia vai trabalhar no sentido de Angola reduzir o número das suas importações, instalando uma cadeia de produção interna.

Por seu turno, o secretário de Estado para o Comércio Externo, Francisco Fernandes, considerou o evento de extrema importância por permitir os agentes económicos interagirem sobre as questões comerciais e reforçar as relações económicas entre os dois países.

O “Ambiente na economia global”, a “Gestão de mercados e risco de preço” o “Comércio internacional, padrões e estratégias para o aprimoramento da exportação para Angola”, “Estratégias de mercado internacional”, entre outros temas, dominaram o evento realiza pela Agência para a Promoção de Investimento e Exportações de Angola (APIEX), em parceria com o Instituto Internacional do Comércio da Índia.

A acção de formação, que decorreu de 19 a 23 deste mês, nas instalações da APIEX, visou capacitar os agentes económicos, bem como sensibilizar as entidades públicas e privadas, no sentido de se reforçar as metas traçadas, no âmbito do processo da diversificação económica nacional, estimulando as exportações dos produtos nacionais. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »