Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Publicada a Acta de Apuramento

O mapa oficial com os resultados do pleito eleitoral de 23 de Agosto já se encontra publicado em Diário da República, nos termos da Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais.

O mapa, publicado pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), apresenta o número de votos obtidos por cada uma das seis formações políticas concorrentes, assim como a distribuição dos assentos parlamentares pelos círculos nacional e provinciais.

Na quarta-feira, o Tribunal Constitucional (TC) autorizou a investidura das entidades eleitas no pleito eleitoral, nomeadamente do Presidente e Vice-Presidente da República, e dos 220 deputados à Assembleia Nacional.

Na ocasião, o presidente doTribunal Constitucional, Rui Ferreira, felicitou o Presidente e o Vice-Presidente da República eleitos, os deputados à Assembleia Nacional, todos os agentes eleitorais participantes, as formações políticas concorrentes e os cidadãos eleitores.

De acordo com os resultados definitivos divulgados pela CNE, o MPLA venceu as eleições de 23 de Agosto com 61,07 por cento dos votos, tendo-se seguido a UNITA com 26,72 por cento e a CASA-CE com 9,49 por cento. Nas posições seguintes ficaram o PRS, a FNLA e a APN, com 1,33%, 0,91% e 0,50%, respectivamente. Fruto destes resultados, o partido no poder elegeu 150 deputados, a UNITA 51, a CASA-CE 16, o PRS dois e a FNLA um parlamentar.

A APN não conseguiu eleger deputado, mas conseguiu evitar a extinção. A Lei Eleitoral angolana estabelece que uma formação política que não consegue uma percentagem igual ou superior a 0,5 é extinta.

Para as eleições gerais deste ano estavam inscritos 9.317.294 eleitores, tendo participado na votação 7.093.002, o que corresponde a 76,12 por cento. Foram registados 6.817.877 votos válidos (96,121%), tendo havido 172.639 votos brancos (2,434%) e 102.486 nulos (1,445%). (Jornal de Angola)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »