Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Presidente Temer acusado de liderar organização criminosa e de obstruir a justiça

A denúncia foi apresentada pelo procurador-geral do país, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal

O presidente do Brasil, Michel Temer, foi esta quinta-feira denunciado, pela segunda vez em cerca de dois meses. Desta vez, acusado de liderar uma organização criminosa e de obstruir a justiça.

Na denúncia apresentada há dois meses a acusação a Temer era de corrupção passiva. Nessa altura, a Câmara dos Deputados acabou por absolver o presidente. O resultado desta nova votação é imprevisível. Se a oposição conseguir reunir dois terços dos votos dos parlamentares, Temer será afastado por seis meses e julgado então pelo Supremo o que, na prática, constitui o fim do seu governo, levando à realização de eleições antecipadas indiretas no prazo de um mês.

A dois dias de terminar o seu mandato, o procurador-geral da República Rodrigo Janot denunciou, além de Temer, mais oito pessoas, sete delas do núcleo duro da presidência da República. Dois, Eliseu Padilha e Moreira Franco são considerados os seus braços direitos. Os restantes são colaboradores íntimos do presidente, entretanto, já presos ou a cumprir prisões domiciliárias no âmbito da Operação Lava-Jato.

O oitavo nome é Joesley Batista, o dono da empresa líder do setor do processamento de carnes, que havia gravado o presidente sem ele saber, em março deste ano.
Áudio de conversa entre Temer e Joesley divulgado pelo Supremo

No total, a Procuradoria-Geral considera que o grupo de Temer lesou o estado em perto de 200 milhões de euros, através de subornos de empresas e desvios de companhias estatais. Era o próprio presidente que tinha, diz o procurador, “o papel central” do esquema, na denúncia. (Diário de Notícias)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »