Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Custos da mão-de-obra em Portugal sobem acima da média da zona euro

Os custos de mão-de-obra por hora no segundo trimestre, em termos homólogos, aumentaram 2,9% em Portugal, acima do crescimento de 1,8% verificado na zona euro, anunciou hoje o Eurostat.

Segundo o Eurostat, o instituto de estatística da União Europeia (UE), os custos de mão-de-obra por hora aumentaram 2,2% no conjunto da UE no segundo trimestre face ao mesmo período de 2016.

No primeiro trimestre deste ano e face ao mesmo período de 2016, os custos de mão-de-obra tinham aumentado 3,4% em Portugal, 1,4% na zona euro e 1,6% na UE.

Os salários e os custos não salariais – que são as principais componentes desta rubrica – no período em referência aumentaram 2,8% e 3,5% em Portugal, 2% e 0,8% na zona euro e 2,4% e 1,6% na UE, adianta o Eurostat.

Nos primeiros três meses deste ano e face a igual período de 2016, os salários e os custos não salariais por hora tinham aumentado 3,6% e 3% em Portugal, 1,3% e 1,6% na zona euro e 1,5% e 1,9% na UE.

Por setor, no período analisado, os custos da mão-de-obra por hora na zona euro aumentaram 1,5% na indústria, 2% no setor da construção e 2,1% nos serviços.

No segundo trimestre deste ano e face ao mesmo período de 2016, os maiores aumentos dos custos de mão-de-obra por hora foram registados na Roménia (18,6%), Hungria (13%), República Checa (11,1%), na Bulgária (11%) e na Lituânia (10,4%).

A Finlândia foi o único país dos 28 da UE onde os custos de mão-de-obra diminuíram no período em análise, designadamente 0,3%. (Observador)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »