Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

SADIA está impedida de gerir direitos de autor

A Sociedade Angolana dos Direitos Autorais (SADIA) está impedida do exercício da actividade de entidade de gestão colectiva de direitos de autor e conexos.

Como consequência da não-adequação ao Decreto Presidencial n.º 114/16, de 30 de Maio, informou, na segunda-feira, em Luanda, a Direcção Nacional dos Direitos do Autor e Conexos (DNADC).

De acordo com a instituição afecta ao Ministério da Cultura, em função da entrada em vigor do diploma em causa a SADIA tinha seis meses para se adequar ao diploma em referência que regula a organização e exercício da actividade das entidades de gestão colectiva dos direitos de autor e conexos.

Em comunicado, a entidade avança que apenas a UNAC-SA cumpriu com a recomendação legal de adequação ao diploma, cujo exercício de cobrança efectivo dos direitos de autor e conexos aos utilizadores apenas condicionada à conclusão do processo de aprovação do Tarifário em curso no Instituto de Preços e Concorrência (IPREC).

“Assim, pelo facto de a SADIA não ter procedido à sua adequação ao novo diploma legal, acrescido do facto de ter faltado com o dever de informar, ao não responder, formalmente, à solicitação relativamente aos elementos mencionados”, reforçou.

A DNADC, órgão de gestão administrativa do Sistema Nacional dos Direitos de Autor e Conexos, decidiu cancelar a autorização anteriormente concedida à SADIA e, consequentemente a suspensão do exercício e enquanto durar a suspensão, os órgãos de gestão e os seus agentes ficam inibidos de praticarem quaisquer actos próprios de exercício da actividade de entidade de gestão colectiva, e pede-se a todos os utilizadores para absterem-se de qualquer relação contratual com aquela entidade.

À Direcção Nacional dos Direitos de Autor e Conexos compete emitir as autorizações para o exercício da actividade de gestão dos direitos de autor e conexos no território nacional.

A Sociedade Angolana do Direito de Autor tem como membros escritores, artistas plásticos, músicos e fotógrafos. (Jornal de Angola)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »