Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Quénia: Aumenta tensão entre juízes e o presidente

Após anulação das eleições, presidente diz que juízes são “aldrabões” e “hienas”

No Quénia há crescente tensão entre o presidente Uhuru Kenyata e os juízes do país na sequência da decisão do Supremo Tribunal de anular as eleições do início de Agosto e ordenar a sua repetição.

A Associação de Magistrados e Juízes do Quénia emitiu uma declaração condenando o presidente depois deste ter descrito os juízes como “aldrabões” e “hienas”.

Kenyata disse que os juízes do Supremo Tribunal não foram eleitos por ninguém e isso é “um problema que tem que ser resolvido”.

A Associação de Magistrados e Juízes do Quénia condenou “as ameaças veladas” do presidente como “um ataque ao sistema judicial” do país e apelou ao público para ignorar “a retórica política”.

“Condenamos este ataque à independência de decisões dos seus respeitados juízes”, afirmou a associação.

Ao mesmo tempo tanto o presidente Kenyata como o líder da oposição Roila Odinga disseram que não tencionam compartilhar o poder após as próximas eleições.

Dois dias depois do Tribunal Supremo ter anulado as eleições do início de Agosto e ordenado a sua repetição o líder da oposição Raila Odinga disse que não tenciona compartilhar o poder com “ladrões” e pediu a demissão dos membros da Comissão Eleitoral.

Por seu turno o presidente Uhuru Kenyata que venceu as eleições agora anuladas disse também num discurso televisionado que não vai compartilhar o poder. (VOA)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »