Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Maior produção de petróleo em Angola reduz défice e aumenta despesa

O aumento da produção e a subida dos preços do petróleo em Angola irão aumentar a receita fiscal nos próximos trimestres, avança a BMI Research. “A consolidação será gradual”, sublinha a consultora.

A consultora BMI Research considera que o incremento da produção de petróleo em Angola vai aumentar a receita fiscal nos próximos trimestres, reduzindo o défice orçamental e aumentando a despesa.

Numa análise à evolução da economia angolana, enviada aos investidores e a que a Lusa teve acesso, lê-se que “o cenário orçamental” terá uma “notável melhoria nos próximos anos devido à subida dos preços do petróleo e ao aumento da produção“, o que dará origem a uma redução do desequilíbrio orçamental de 4,9% em 2016 para 3% este ano e 1,5% no próximo ano.

As finanças públicas angolanas “deterioraram-se abruptamente durante o colapso dos preços do petróleo entre 2014 e 2016”, lembra a BMI, que prevê uma recuperação dos preços, para 54 dólares este ano e 55 dólares por barril no próximo.

Com o aumento das receitas, a BMI Research prevê que a despesa pública também aumente, com as despesas de capital a subirem 19% este ano e 9,4% em 2018 para completar a barragem de Laúca e o novo aeroporto de Luanda, que valem 10 mil milhões de dólares e foram adiados em 2016. (Observador)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »