Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Retaliação: EUA forçam encerramento do consulado russo em San Francisco

Os Estados Unidos fizeram hoje um ultimato a Moscovo para encerrar até sábado o consulado-geral russo na cidade californiana de San Francisco, em resposta à redução significativa do pessoal das representações diplomáticas americanas na Rússia.

A administração norte-americana também ordenou uma diminuição dos serviços consulares das representações diplomáticas russas em Washington e em Nova Iorque.

Num comunicado divulgado hoje, o Departamento de Estado norte-americano indicou que esta medida é uma resposta à decisão do Kremlin (Presidência russa) que determinou uma redução significativa da equipa diplomática norte-americana destacada em Moscovo.

A diplomacia norte-americana referiu, na mesma nota informativa, que a medida de hoje pretende “acabar com um círculo vicioso” que continua a deteriorar as relações entre os Estados Unidos e a Rússia.

Washington também afirmou esperar que esta decisão não conduza a “novas retaliações”.

A porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, acrescentou ainda que esta decisão coloca os Estados Unidos e a Rússia em pé de igualdade, ou seja, cada país passa a estar representado com três consulados.

No início do ano, Moscovo ordenou a redução do pessoal diplomático norte-americano em território russo, depois de os Estados Unidos terem agravado as sanções económicas à Rússia.

Washington teve que reduzir o pessoal da embaixada e dos consulados de 755 pessoas para 455.

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, tinha afirmado que os Estados Unidos teriam uma resposta à decisão russa até Setembro. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »